Questões filosóficas ligadas ao “Ser-Feminino”
ou à condição humana do gênero feminino
podem ser remontadas ao filósofo Marie-JeanAntoine-Nicolas de Caritat, Marques de
Condorcet (1743 – 1794). Ele foi um inspirado
defensor dos direitos humanos, contribuindo
para o “Arqueofeminismo”, influenciando
Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft e
Simone de Beauvoir. Esta “filosofia feminista”
move-se por todas as principais tradições
ocidentais da filosofia, além da própria filosofia
contemporânea, incluindo a filosofia analítica,
continental, pragmatista, somada a outras
variantes e interseções. À medida que as
filósofas feministas realizam trabalhos em
campos filosóficos tradicionais, da ética à
epistemologia, elas introduzem novos
conceitos e perspectivas que transformaram a
própria filosofia. As filosofias feministas
também estão traduzindo tópicos filosóficos
anteriormente não problematizados, ou pouco
problematizado, como o corpo, classe e
trabalho, deficiência, família, reprodução, self ,
trabalho sexual, tráfico humano e sexualidade.
Também podemos notar que elas estão
trazendo uma lente particularmente feminista
para as questões da ciência, globalização,
direitos humanos, cultura popular, raça e
racismo.
Com base na reflexão sobre os movimentos da
filosofia feminista contemporânea, analise as
afirmativas abaixo:
I. A filosofia de Simone de Beauvoir postula que
se aprende a se tornar mulher.
II. A “ética do cuidado” (“ethics of care” ou “ethics
or EoC”) é uma ética que prescreve abordagens
cuidadosas e femininas para os problemas
éticos contemporâneos, em especial, para
questões ecológicas. III. A ética feminista é uma abordagem da ética que
visa, entre outras coisas, promover os
interesses das mulheres.
IV. A teoria epistemológica do ponto de vista
feminista afirma que diferentes grupos sociais
têm tipos distintos tipos de conhecimentos.
Estão corretas as afirmativas:
✂️ a) I e IV apenas ✂️ b) I, III e IV apenas ✂️ c) I e III apenas ✂️ d) III e IV apenas ✂️ e) I, II, III e IV