Um professor de uma escola pública descobre que alguns alunos estão usando um
atalho digital para trapacear nas avaliações online. Ele deve decidir se denuncia os alunos ao conselho
escolar, o que pode prejudicá-los academicamente, ou resolver o problema diretamente com eles,
sem informar o ocorrido oficialmente. Considerando a situação apresentada à luz de três tradicionais
formas de raciocinar em ética – a deontologia, o consequencialismo e a ética das virtudes –, analise
as assertivas a seguir:
I. A ética deontológica recomendaria que o professor denunciasse os alunos, pois o respeito às
normas institucionais é um dever moral que deve ser seguido.
II. A ética consequencialista sugeriria que o professor considerasse o impacto de suas ações para
minimizar danos e maximizar benefícios para todos os envolvidos.
III. A ética das virtudes recomendaria que o professor denunciasse os alunos ao conselho escolar,
pois seguir as normas institucionais é um imperativo categórico.
IV. A ética consequencialista e a ética deontológica, aplicadas à situação, levam necessariamente à
mesma conclusão, pois ambas concordam que seguir as normas escolares é sempre a ação
moralmente correta.
V. A ética das virtudes avaliaria qual decisão melhor reflete qualidades como prudência, justiça e
responsabilidade, considerando o caráter do professor e dos alunos como central para a ação
moral.
Quais estão corretas?
✂️ a) Apenas I, II e III. ✂️ b) Apenas I, II e V. ✂️ c) Apenas I, III e IV. ✂️ d) Apenas II, III e IV. ✂️ e) Apenas II, IV e V.