“A razão humana, num determinado domínio dos seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões, que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais também não pode dar resposta, por ultrapassarem completamente suas possibilidades” (KANT, Immanuel. Crítica da razão pura . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. p. 3).
Kant entendia ser necessário colocarmos a razão em um tribunal onde se determinaria as possibilidades do conhecimento. Tendo no horizonte o pensamento kantiano, assinale a alternativa correta.
✂️ a) O filósofo alemão pensava ser possível conhecermos e provarmos a existência de Deus por meio da razão. ✂️ b) Para Kant, a metafísica continuava sendo a filosofia primeira, e como tal deveria ser considerada em todo processo de análise da realidade. ✂️ c) Kant concordava com os empiristas quando estes afirmavam que a forma do conhecimento vinha de fora, sendo a razão uma folha em branco. ✂️ d) A matéria do conhecimento está dentro de nós, nesse sentido, concordando, assim, com os racionalistas. ✂️ e) O conhecimento, segundo Kant, vem de algo que recebemos de fora (a posteriori ) e de algo que já existe em nós (a priori ).