Madalena da Silva, Joel Cezar Bonin e Ramón Garrote,
no artigo “Elementos da cultura digital para o ensino de
filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?”,
apresentam a seguinte caracterização: “A cultura digital
refere-se às práticas, hábitos e valores que emergem da
interação humana com as tecnologias digitais, como a
internet, as redes sociais, os aplicativos móveis, entre
outros. No currículo da educação básica, é necessário
trabalhar elementos da cultura digital para que os estudantes possam exercer a cidadania digital de forma crítica e reflexiva”.
No excerto, os autores entendem o exercício da cidadania digital como a
✂️ a) utilização tácita de tecnologias apenas para realizar
tarefas práticas e burocráticas da vida em sociedade. ✂️ b) habilidade de se manter atualizado sobre o desenvolvimento tecnológico e as ferramentas de entretenimento digital. ✂️ c) adoção irrestrita das tecnologias digitais para garantir acesso a todas as informações disponíveis on-line . ✂️ d) capacidade de interagir com tecnologias e plataformas digitais de forma consciente, respeitando
normas sociais e legais. ✂️ e) construção e aprimoramento da carreira profissional,
com inserção no mercado de trabalho virtual.