Até os doze anos a menina é tão robusta quanto os irmãos e manifesta as mesmas capacidades
intelectuais; não há terreno em que lhe seja proibido rivalizar com eles. Se, bem antes da puberdade e, às
vezes, mesmo desde a primeira infância, ela já se apresenta como sexualmente especificada, não é
porque misteriosos instintos a destinem imediatamente à passividade, ao coquetismo, à maternidade: é
porque a intervenção de outrem na vida da criança é quase original e desde seus primeiros anos sua
vocação lhe é imperiosamente insuflada.
(BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo (Vol. 2). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 9-10.)
Os estudos de Simone de Beauvoir (1908-1986) contribuíram incontestavelmente para os debates
acerca da situação da mulher e a luta para a igualdade de gênero. A partir do trecho acima, assinale a
opção que melhor demonstra o problema apresentado pela filósofa.
✂️ a) Beauvoir afirma a distinção entre os sexos e inaugura o pensamento de uma feminilidade que faz
parte da condição humana da mulher. A natureza feminina é que compõe seu ser enquanto mulher. ✂️ b) Beauvoir discute a consolidação da posição social da mulher, pois, biológica e psiquicamente suas
distinções se apresentam de forma clara para um tratamento diferenciado em relação aos homens. ✂️ c) Não há, para Beauvoir, qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos. Esse é um
mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. ✂️ d) A ideia de que “ninguém nasce mulher: torna-se mulher” representa o ápice da filosofia feminista
presente em O segundo sexo , afirmando que, por natureza, qualquer um pode-se tornar mulher
socialmente.