Assinale a alternativa correta considerando a elaboração de projetos artístico-culturais no ensino fundamental, voltados à articulação com a comunidade e
o patrimônio cultural.
✂️ a) Atividades de valorização do patrimônio cultural costumam ter maior impacto quando priorizam referências de alcance nacional e global,
que despertam maior nível de engajamento
nos estudantes. ✂️ b) Projetos culturais escolares podem ser mais
produtivos quando definidos com base em
referências já utilizadas em outras instituições, reduzindo a necessidade de levantamento de práticas e memórias específicas da
comunidade. ✂️ c) A articulação com o patrimônio cultural deve
ser concentrada em eventos escolares que já
contam com mobilização familiar, como feiras
culturais e festividades sazonais, pois facilita a
adesão dos participantes. ✂️ d) Projetos artístico-culturais podem envolver
ações como oficinas de artesanato regional,
visitas mediadas a espaços culturais do bairro e
rodas de conversa, fortalecendo o vínculo entre
escola e comunidade e ampliando a compreensão dos alunos sobre o patrimônio cultural local. ✂️ e) Práticas relacionadas ao patrimônio imaterial,
como danças, culinária e histórias orais, devem
ser incorporadas a projetos artísticos como elementos ilustrativos, mesmo que não dialoguem
diretamente com o planejamento pedagógico
em curso.