Considere a seguinte situação: Uma professora
de Artes planeja uma sequência de atividades para
o 6º ano que envolva artes visuais, música, dança e
teatro. Seu objetivo é desenvolver a criatividade, o
pensamento crítico e a apreciação da diversidade cultural entre os estudantes, a partir dos princípios dos
Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional
Comum Curricular.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta de
acordo com os PCNs e a BNCC.
✂️ a) Focar o ensino em uma linguagem artística
por vez assegura que os estudantes adquiram
competências técnicas sólidas antes de se
engajarem em experiências de integração entre
linguagens. ✂️ b) A prática artística possibilita o compartilhamento de saberes e de produções entre os
alunos por meio de exposições, saraus, espetáculos, e outras manifestações cujos processos
de criação são tão relevantes quanto seus eventuais produtos. ✂️ c) Priorizar a apreciação de obras de referência consagradas garante que os estudantes
internalizem padrões estéticos estabelecidos,
fornecendo uma base segura para atividades
criativas. ✂️ d) Organizar atividades de integração artística
apenas quando houver projetos temáticos
específicos facilita a gestão da sala, evitando
conflitos entre diferentes linguagens e ritmos
de aprendizagem. ✂️ e) Explorar a diversidade cultural pode ser realizado principalmente por meio de eventos pontuais e celebrações, garantindo que o currículo
regular siga predominantemente as referências
culturais majoritárias.