A Educação do Campo emerge da discussão de diálogos com movimentos sociais e em diferentes eventos, como as Conferências
Nacionais por uma Educação Básica do Campo. Normativas foram promulgadas, tais como a Resolução CEB/CNE n. 1/2002,
que institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, em prol de um projeto que continue a “luta para
que os sistemas de ensino discutam um currículo para a área rural e que a formação de professores, inicial, continuada ou em
serviço, não reproduza o currículo da área urbana na rural”.
ALENCAR, M. F. S. Educação do Campo e a formação de professores: construção de uma política
educacional para o campo brasileiro. Ci. & Tróp ., n. 2, 2010 (adaptado).
Nesse contexto, a formação do professor para a Educação do Campo tem como princípio
✂️ a) subordinar a cultura, as memórias e a luta do povo do campo à história urbana. ✂️ b) identificar os conhecimentos das comunidades do campo, que contrariam o currículo instituído. ✂️ c) vincular o ensino ao trabalho e desconsiderar os saberes produzidos no contexto escolar urbano. ✂️ d) reconhecer o campo como lugar de vida e de produção que sofreu com um projeto de desenvolvimento exploratório.