Questões Informática Padrões de projeto
Em relação aos problemas, para os quais são definidas soluções, usando padrões de pr...
Responda: Em relação aos problemas, para os quais são definidas soluções, usando padrões de projeto (design patterns), correlacione as colunas a seguir:
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
Vamos analisar cada padrão de projeto e seu propósito para fazer a correspondência correta:
I - Singleton: garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto global de acesso a ela. Isso é útil quando você quer controlar o acesso a um recurso compartilhado, como uma conexão com banco de dados.
II - Factory Method: define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe instanciar. Isso permite que uma classe delegue a criação de objetos para subclasses.
III - Observer: define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de forma que quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente.
IV - Adapter: permite que interfaces incompatíveis trabalhem juntas, convertendo a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes.
Agora, olhando as opções da coluna da direita:
I - II: Singleton corresponde a II? Não, II é Factory Method.
II - IV: Factory Method corresponde a IV? Não, IV é Adapter.
III - III: Observer corresponde a III? Sim, Observer é III.
IV - I: Adapter corresponde a I? Não, I é Singleton.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
II (Factory Method), IV (Adapter), III (Observer), I (Singleton)
Que corresponde à alternativa a).
Vamos analisar cada padrão de projeto e seu propósito para fazer a correspondência correta:
I - Singleton: garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto global de acesso a ela. Isso é útil quando você quer controlar o acesso a um recurso compartilhado, como uma conexão com banco de dados.
II - Factory Method: define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe instanciar. Isso permite que uma classe delegue a criação de objetos para subclasses.
III - Observer: define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de forma que quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente.
IV - Adapter: permite que interfaces incompatíveis trabalhem juntas, convertendo a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes.
Agora, olhando as opções da coluna da direita:
I - II: Singleton corresponde a II? Não, II é Factory Method.
II - IV: Factory Method corresponde a IV? Não, IV é Adapter.
III - III: Observer corresponde a III? Sim, Observer é III.
IV - I: Adapter corresponde a I? Não, I é Singleton.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
II (Factory Method), IV (Adapter), III (Observer), I (Singleton)
Que corresponde à alternativa a).
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