Questões Português

A forma “fez com que as pessoas desenvolvessem” pode ser reescrita, com correta corresp...

Responda: A forma “fez com que as pessoas desenvolvessem” pode ser reescrita, com correta correspondência de tempos verbais, de várias formas; a forma INADEQUADA é:


1Q121799 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Texto associado.
Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

A forma “fez com que as pessoas desenvolvessem” pode ser reescrita, com correta correspondência de tempos verbais, de várias formas; a forma INADEQUADA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A questão trata da correção do uso dos tempos verbais na construção com a expressão 'fez com que'.

Nas alternativas a, b, c e d, os tempos verbais estão adequadamente empregados, respeitando a concordância e a sequência temporal. Por exemplo, 'faz as pessoas desenvolverem' (presente), 'faz com que as pessoas desenvolvam' (presente do subjuntivo), 'faria com que as pessoas desenvolvessem' (pretérito do condicional e subjuntivo imperfeito), 'fará com que as pessoas desenvolvam' (futuro do presente e subjuntivo presente).

Já na alternativa e, 'tinha feito com que as pessoas tenham desenvolvido', há uma inadequação na sequência dos tempos verbais. O verbo 'tinha feito' está no pretérito mais-que-perfeito composto, que exige o uso do subjuntivo imperfeito na oração subordinada, e não o presente perfeito do subjuntivo 'tenham desenvolvido'.

Portanto, a alternativa e apresenta uma construção incorreta quanto à correspondência dos tempos verbais, tornando-se a forma inadequada entre as opções apresentadas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.