Questões Português

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1Q158321 | Português, Assistente de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Texto associado.

                  A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO 

    A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana

pela queda dos números de acidentes, servindo ao mesmo

tempo como instrumento de educação e conscientização.

Campanhas de mobilização pelo uso de cinto de segurança,

das práticas positivas na direção, da não utilização de bebidas

alcoólicas ao dirigir, do uso da faixa de pedestres, entre outras,

são comprovadamente eficientes. É crescente a preocupação com

o ensino dos princípios básicos do trânsito desde a infância e ele

pode acontecer no espaço escolar, com aulas específicas, ou também

nos ambientes especialmente desenvolvidos para o público infantil

nos departamentos de trânsito. Com a chegada do Código Brasileiro

de Trânsito (CBT), em 1998, os condutores imprudentes passaram a

frequentar aulas de reciclagem, com o propósito de reeducação.

     Como se vê, alguma coisa já vem sendo feita para reduzir o

problema. Mas há muito mais a fazer. A experiência mundial mostra

que as campanhas para alertar e convencer a população, de forma periódica,

da necessidade de obedecer regras básicas de trânsito, não são suficientes

para frear veículos em alta velocidade e evitar infrações nos semáforos.

O bolso, nessas horas, ajuda a persuadir condutores e transeuntes a andar

na linha. A Capital Federal é um exemplo de casamento bemsucedido entre

comunicação de massa e fiscalização. Um conjunto de ações foi responsável

por significativa queda no número de vítimas fatais do trânsito na cidade.

O governo local, a partir da década de 1990, adotou uma série de medidas

preventivas. Foram veiculadas campanhas de conscientização, foi adotado

o controle eletrônico de velocidade e foi implementado o respeito às faixas

de pedestres. Essas providências, associadas à promulgação do novo Código

de Trânsito, levaram a uma expressiva redução nos índices de mortalidade

por 10 mil veículos em Brasília - de 14,9 em 1995 para 6,4 em 2002. Nesse

período, apesar do crescimento da frota de 436 mil para 469 mil veículos,

o número de mortes por ano caiu de 652 em 1995 para 444 em 2002.

     Foi um processo polêmico. O governo foi acusado de estar encabeçando

uma indústria de multas, devido ao grande número de notificações aplicadas.

Reclamações à parte, o saldo das ações se apresentou bastante positivo.

Recentemente as estatísticas mostram que o problema voltou a se agravar.

O número de vítimas fatais de acidentes no trânsito passou de 444 em 2002

para 512 em 2003. Pesquisas do DETRAN apontam que um dos principais motivos

desse aumento é o uso de álcool por motoristas.

                                                                                                   

(Pedro Ivo Alcântara. www.ipea.gov.br)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade do texto.

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