Questões Direito Ambiental Resoluções do CONAMA

Um hotel é construído em distância inferior a trinta metros da margem do Lago Parano...

Responda: Um hotel é construído em distância inferior a trinta metros da margem do Lago Paranoá, em Brasília DF. A fiscalização do DF embarga a obra. A construtora entra com recurso, com alegação de que, ...


1Q164811 | Direito Ambiental, Resoluções do CONAMA, Auditor Fiscal de Atividades Urbanas Controle Ambiental, SEPLAG DF, FUNIVERSA

Um hotel é construído em distância inferior a trinta metros da margem do Lago Paranoá, em Brasília DF. A fiscalização do DF embarga a obra. A construtora entra com recurso, com alegação de que, em área urbana, não existe a noção de área de preservação permanente e de que, no nível mais baixo do Lago, a distância é maior que trinta metros.

Com base nessa situação hipotética, na Resolução n.º 302/2002 (que dispõe sobre parâmetros, definições e limites de áreas de preservação permanente de reservatórios artificiais e sobre o regime de uso do entorno) e na Resolução n.º 303/2002 (que dispõe sobre parâmetros, definições e limites de áreas de preservação permanente), ambas do CONAMA, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A Resolução CONAMA nº 302/2002 estabelece que as áreas de preservação permanente (APP) em torno de reservatórios artificiais, como o Lago Paranoá, devem ser respeitadas, independentemente de estarem em área urbana ou não. Portanto, a alegação da construtora de que não existe APP em área urbana não procede.

Além disso, a medição da distância para definição da APP deve ser feita considerando o nível máximo normal do reservatório, e não o nível mais baixo. Isso está previsto na Resolução CONAMA nº 302/2002, que determina que a faixa de proteção mínima é de 30 metros a partir da linha d'água no nível máximo normal.

Dessa forma, o embargo da obra é legítimo, pois a construção está em distância inferior a 30 metros da margem do lago, respeitando o nível máximo normal da água. O recurso da construtora deve ser julgado improcedente, mantendo-se o embargo.

A alternativa a) está incorreta porque a distância mínima é de 30 metros, não 20 metros. A alternativa c) está errada porque a APP existe sim para reservatórios artificiais. A alternativa d) está incorreta porque a medição não é feita no nível mais baixo do lago. A alternativa e) está incorreta porque APPs existem em áreas urbanas, não se limitando a áreas de dunas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.