Questões Fonoaudiologia

Uma jovem professora recém-formada, leciona em duas escolas de ensino médio de sua c...

Responda: Uma jovem professora recém-formada, leciona em duas escolas de ensino médio de sua cidade. Após os primeiros meses no emprego, procurou o serviço de fonoaudiologia de uma Unidade Básica de Saúde...


1Q211658 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Uma jovem professora recém-formada, leciona em duas escolas de ensino médio de sua cidade. Após os primeiros meses no emprego, procurou o serviço de fonoaudiologia de uma Unidade Básica de Saúde, pois seus alunos reclamam que não conseguem entender o que ela diz durante as aulas. Ela acredita que isso ocorre porque sua voz é fraca. A avaliação fonoaudiológica revelou que ela não possui distúrbio orgânico de comunicação, porém sua fala caracteriza-se por articulação com amplitude reduzida e velocidade de fala aumentada. Na anamnese, ela reconheceu que é uma pessoa tímida e que sempre falou dessa forma, porém isso não lhe havia trazido problemas anteriormente. Além disso, referiu que os ambientes em que dá aula são ruidosos e, quando tenta falar mais forte, sente fadiga.

A partir do caso descrito, avalie as seguintes condutas a serem adotadas pelo fonoaudiólogo.

I. Encaminhá-la ao serviço de psicologia, para que possa enfrentar sua timidez, que é a causa principal de seu problema.

II. Orientá-la quanto aos diferentes fatores identificados, que estão prejudicando a efetividade da comunicação entre ela e seus alunos.

III. Propor tratamento fonoaudiológico semanal, que priorize os problemas vocais, pois estudos indicam que o risco de professores desenvolverem disfonias é elevado.

IV. Indicar acompanhamento por meio de programa de aprimoramento da comunicação, de efetividade conhecida, que favoreça o aperfeiçoamento dos padrões de fala, voz e linguagem.

V. Encaminhá-la para investigação neurológica, já que a redução da amplitude articulatória e da velocidade da fala são manifestações que ocorrem com frequência nos quadros de disartria.

É correto apenas o que se afirma em

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Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Vamos analisar o caso e as afirmativas uma a uma para entender qual é a conduta mais adequada.

A professora tem fala com amplitude reduzida na articulação e fala rápida, mas não tem distúrbio orgânico. Ela é tímida e sempre falou assim, mas só agora percebe problemas, provavelmente por causa do ambiente ruidoso e da fadiga ao tentar falar mais alto.

Agora, as afirmativas:

I. Encaminhá-la ao serviço de psicologia para enfrentar a timidez, que seria a causa principal do problema.

- A timidez pode influenciar a fala, mas não necessariamente é a causa principal do problema de comunicação. Além disso, a fala rápida e com amplitude reduzida pode ter outras causas, e o encaminhamento psicológico não é a primeira medida. Então, essa afirmativa é duvidosa.

II. Orientá-la sobre os fatores que prejudicam a comunicação.

- Isso é fundamental. Explicar sobre o ambiente ruidoso, a fadiga vocal e a forma de falar ajuda a professora a entender o problema e buscar soluções. Correto.

III. Propor tratamento fonoaudiológico semanal, priorizando problemas vocais, pois professores têm risco elevado de disfonia.

- Faz sentido, pois a fadiga ao falar mais alto pode indicar esforço vocal e risco de disfonia. Mesmo sem distúrbio orgânico, o tratamento preventivo é indicado. Correto.

IV. Indicar acompanhamento por programa de aprimoramento da comunicação, que melhore fala, voz e linguagem.

- Excelente ideia, pois ajuda a professora a melhorar a clareza e a efetividade da comunicação. Correto.

V. Encaminhá-la para investigação neurológica, pois redução da amplitude articulatória e velocidade aumentada da fala são comuns em disartria.

- A disartria é um distúrbio neurológico da fala, mas a professora não apresenta distúrbio orgânico e não há sinais de doença neurológica. Além disso, a fala rápida não é típica da disartria (normalmente é lenta). Então, esse encaminhamento não é indicado.

Portanto, as afirmativas corretas são II, III e IV.

Gabarito: a) II e IV — não inclui o III, mas o III parece correto.

b) I, III e IV — inclui I, que não é correto.

c) I, III e V — inclui I e V, que não são corretos.

d) II, III e V — inclui V, que não é correto.

e) I, II, IV e V — inclui I e V, que não são corretos.

Nenhuma alternativa contempla exatamente II, III e IV.

Mas a alternativa d) tem II, III e V, e V não é correto.

A alternativa b) tem I, III e IV, e I não é correto.

A alternativa a) tem II e IV, que são corretos, mas falta o III, que também é correto.

Diante disso, a melhor resposta é a) II e IV, pois são afirmativas corretas e essenciais.

O tratamento fonoaudiológico (III) é importante, mas o enunciado fala em "priorizar problemas vocais", e a avaliação não mostrou distúrbio orgânico, então talvez o foco seja mais na orientação e aprimoramento.

Assim, a resposta correta é:

Gabarito: a) II e IV.

Explicação: O fonoaudiólogo deve orientar a professora sobre os fatores que prejudicam a comunicação (ambiente ruidoso, fadiga vocal, fala rápida e pouco articulada) e propor um programa de aprimoramento da comunicação para melhorar fala, voz e linguagem. Encaminhamento psicológico (I) e neurológico (V) não são indicados, pois não há evidência de distúrbio emocional ou neurológico. O tratamento fonoaudiológico focado em problemas vocais (III) pode ser considerado, mas não é prioritário, já que não há disfonia diagnosticada.
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