Questões Matemática Aritmética e Problemas

No ano de 2018, a Central 156 da Prefeitura de Curi...

Responda: No ano de 2018, a Central 156 da Prefeitura de Curitiba registrou 426 mil pedidos de serviços e informações, e o índice de satisfação foi de 79% dos usuários. Su...


1Q212003 | Matemática, Aritmética e Problemas, Fiscal, Prefeitura de Curitiba PR, NC UFPR, 2019

No ano de 2018, a Central 156 da Prefeitura de Curitiba registrou 426 mil pedidos de serviços e informações, e o índice de satisfação foi de 79% dos usuários. Suponha que as metas para 2019 sejam: a) ampliar o número de atendimentos em 15%, em relação a 2018; e b) aumentar o índice de satisfação dos usuários para 82%. Se essas metas forem atingidas, qual será o número mínimo de usuários satisfeitos?

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Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Primeiro, devemos calcular o número de atendimentos previstos para 2019, considerando um aumento de 15% em relação a 2018. Em 2018, foram 426 mil atendimentos. O aumento de 15% significa multiplicar 426.000 por 1,15, o que resulta em 489.900 atendimentos para 2019.

Em seguida, a meta é aumentar o índice de satisfação para 82%. Para encontrar o número mínimo de usuários satisfeitos, multiplicamos o total de atendimentos previstos (489.900) pela taxa de satisfação desejada (0,82).

Assim, 489.900 multiplicado por 0,82 resulta em 401.718 usuários satisfeitos, que é o número mínimo esperado para atingir a meta.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), que corresponde a 401.718 usuários satisfeitos.

Checagem dupla: recalculando, 426.000 x 1,15 = 489.900; 489.900 x 0,82 = 401.718. Confirmamos que o resultado está correto e condiz com a alternativa c).
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