Questões Fonoaudiologia

Com o envelhecimento da população mundial, o número de pessoas com doenças neurodege...

Responda: Com o envelhecimento da população mundial, o número de pessoas com doenças neurodegenerativas incuráveis, incluindo as demências, tem crescido. A disfagia é encontrada com frequência no estágio ...


1Q212289 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Com o envelhecimento da população mundial, o número de pessoas com doenças neurodegenerativas incuráveis, incluindo as demências, tem crescido. A disfagia é encontrada com frequência no estágio avançado da doença, levando à desnutrição, desidratação, perda de peso e aumento do risco de pneumonia aspirativa.

Considerando a atuação do fonoaudiólogo na equipe responsável pelo cuidado do paciente disfágico no estágio avançado da demência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Quanto à alimentação do paciente, a gastrostomia é indicada para garantir o aumento do tempo de sobrevida, maior conforto ao paciente e redução do risco de pneumonia aspirativa.

PORQUE

II. Na definição da conduta quanto à alimentação do paciente, devem ser contemplados fatores como a manutenção da qualidade de vida, o posicionamento da família e, quando conhecido, o posicionamento prévio do paciente quanto a esse aspecto quando sua autonomia ainda não estava limitada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A asserção I afirma que a gastrostomia é indicada para garantir aumento do tempo de sobrevida, maior conforto ao paciente e redução do risco de pneumonia aspirativa em pacientes com disfagia avançada na demência. No entanto, estudos e diretrizes clínicas indicam que a gastrostomia não aumenta o tempo de sobrevida nem reduz o risco de pneumonia aspirativa em pacientes com demência avançada. Além disso, a gastrostomia pode não proporcionar maior conforto, podendo até causar desconforto e complicações.

Por outro lado, a asserção II está correta ao afirmar que a definição da conduta alimentar deve considerar a manutenção da qualidade de vida, o posicionamento da família e, quando possível, a vontade prévia do paciente, respeitando sua autonomia antes da perda de capacidade decisória. Essa abordagem é fundamental para o cuidado ético e humanizado, conforme orientações da literatura e práticas clínicas.

Portanto, a primeira proposição é falsa, pois a gastrostomia não traz os benefícios mencionados, e a segunda é verdadeira, pois destaca os fatores essenciais para a tomada de decisão no cuidado do paciente disfágico com demência avançada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.