Ao afirmar que a sociedade do século XXI é cada vez mais caracterizada pelo uso intensivo do conhecimento, seja para trabalhar, conviver ou exercer a cidadania; seja para cuidar do ambiente em que se vive e reconhecer as pressões que a contemporaneidade exerce sobre os jovens cidadãos, a Secretaria de Estado da Educação propõe princípios orientadores para a prática educativa no sentido de que os alunos sejam preparados para esse novo tempo (Proposta Curricular do Estado de São Paulo, 2008). Essa proposta
✂️ a) prioriza a escola como espaço de aquisição de conhecimento, com a oferta máxima de informações, de modo a permitir ao aluno selecionar o que é de seu interesse. ✂️ b) define a escola como espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares, priorizando a competência de leitura e escrita. ✂️ c) propõe uma prática docente voltada à articulação das questões de interesse imediato do aluno, aos conteúdos curriculares pré-definidos, como meio de manter o aluno na escola. ✂️ d) explicita um currículo para o Estado de São Paulo, porque as Diretrizes Curriculares Nacionais não atendem às necessidades das escolas públicas estaduais. ✂️ e) implanta um modelo de currículo transdisciplinar, por meio de documentos orientadores da ação docente nessa perspectiva, privilegiando os projetos didáticos.