Método de Arquivamento é uma sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.
Um dos métodos utilizados no gerenciamento dos documentos nas organizações é o Método Alfabético Variadex,
a) utilizado para codificar os assuntos por meio da combinação de letras em lugar de números. As letras são consideradas símbolos, pelo fato de esse método pretender auxiliar a memória do arquivista, a fim de possibilitar, de forma mais ágil, a recuperação da informação.
b) que acrescenta cores às letras. Trabalha-se com cinco cores diferentes que são atribuídas em função da segunda letra do nome de entrada no arquivo. As guias são coloridas e as notações alfabéticas.
c) que é usado para arquivar nomes, evitando acumular pastas de sobrenomes iguais. Combina letras, números e cores específicas para cada tipo de pasta de acordo com a alfabetação.
d) em que há a junção de números aos nomes e é o elemento principal de identificação. Usado, sobretudo, quando há um grande volume de documentos, a fim de se reduzirem erros no arquivamento.
e) que utiliza para cada documento uma “ficha índice" que fornece uma descrição minuciosa dos documentos a que se refere, localização, data e pasta/gaveta onde está arquivado o documento.