Questões Português

Releia a seguinte passagem do texto: “A Secretaria de Saúde do Rio d...

Responda: Releia a seguinte passagem do texto: “A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa." Agora...


1Q31741 | Português, Agente Administrativo, CRF RJ, QUADRIX

Texto associado.
Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Pacientes sofrem com a falta de medicamentos fornecidos de graça

    Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera. Isso está acontecendo no Rio de Janeiro e também em São Paulo. Para alguns medicamentos, farmácias da rede pública não têm nem uma previsão na entrega. Para quem busca remédios caros para doenças raras, essa pode ser a pior a resposta: "Eu continuo sem previsão de compra", afirma um atendente.

    Uma mulher que não quis se identificar foi a uma farmácia na região central de São Paulo em busca de remédio gratuito para o pai, um idoso de 82 anos que tem uma doença na próstata, mas não conseguiu encontrar o medicamento Dudasterida. “Não é só o pai da senhora. Não é só esse medicamento. Eu não sei falar o que está acontecendo”, diz o atendente. [...]
    No Rio, a saúde de mais de 33 mil pessoas depende dos remédios que são distribuídos. A Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais do Rio de Janeiro deveria distribuir gratuitamente para pacientes cadastrados 150 remédios considerados muito caros ou difíceis de encontrar nas farmácias comuns. O problema é que parte desses remédios não está disponível e os pacientes que precisam fazer uso contínuo desses medicamentos não têm a quem recorrer.     É o caso da filha da dona de casa Tereza Almeida, que precisa usar todos os dias um remédio caro para controlar uma inflamação que atinge o aparelho digestivo, a doença de Chron. “Sem o medicamento ela fica muito mal”, afirma Tereza. Ela diz que não tem como pagar as despesas mensais com o medicamento: “Olha, é uma faixa de R$ 600”, conta. [...] “Eles me disseram que eu entre na Justiça, vou tentar, mas olha só, isso demora, enquanto isso ela fica sem o medicamento”, diz a dona de casa.
    A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que o pedido de entrega do medicamento para paciente foi indeferido: “O protocolo do Ministério é o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Ele segue o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Foi retirado. Aí retirou. O Ministério não autoriza”. Mas quem tem autorização também enfrenta dificuldade. Faz três meses que a aposentada Maria das Graças Aguiar Paixão tenta levar para casa o mesmo remédio. Ela tem recebido mensagens pelo celular avisando que já poderia pegá- lo na farmácia, mas quando chega lá: “Não tem. Não tem Mesalazina. Não existe. E não está programado, não sabe quando vai ter. É lamentável, porque eu não tenho dinheiro para comprar”, relata.
    O Ministério da Saúde informou que a distribuição do medicamento Mesalazina é responsabilidade dos estados. A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa. [...]

(g1.globo.com)
Releia a seguinte passagem do texto:

“A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa."

Agora, assinale a alternativa correta sobre regência verbal, conforme a passagem acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar cada alternativa para entender por que a letra d é a correta.

a) O verbo “ocorrer”, no contexto, é intransitivo, pois indica um fato que acontece, não exigindo complemento. A oração "porque a licitação foi suspensa" funciona como adjunto adverbial de causa, não como complemento do verbo. Portanto, a alternativa a está incorreta.

b) O verbo “ser” na frase "foi suspensa" está na voz passiva, funcionando como verbo auxiliar da passiva, e não como verbo impessoal. Verbo impessoal é aquele que não tem sujeito, como "chover" ou "nevar". Logo, a alternativa b está errada.

c) A passagem apresenta verbos empregados corretamente quanto à regência. Não há erro generalizado. Assim, a alternativa c está incorreta.

d) O verbo “dizer” é transitivo direto quando introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta, como no caso "A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso...". A oração "que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa" funciona como objeto direto do verbo "disse". Portanto, a alternativa d está correta.

e) O sintagma "desse remédio" é complemento do substantivo "entrega", funcionando como complemento nominal, e não de um verbo de ligação. Logo, a alternativa e está incorreta.

Checagem dupla confirma que a alternativa d é a correta, pois o verbo "dizer" é transitivo direto e seu complemento é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.