Questões Pedagogia Bases Psicológicas da Aprendizagem
Segundo Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é
Responda: Segundo Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito central na teoria de Vygotsky, que se refere à diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com ajuda de alguém mais experiente, como um adulto ou um colega mais capacitado.
Essa zona representa o potencial de aprendizagem do indivíduo, ou seja, as tarefas que ainda não consegue realizar de forma independente, mas que são possíveis com orientação e apoio.
A alternativa c) expressa exatamente essa ideia, ao mencionar a diferença entre o nível das tarefas realizáveis com ajuda e o nível das tarefas que podem ser feitas de forma independente.
As outras alternativas apresentam conceitos incorretos ou incompletos. Por exemplo, a) fala apenas da capacidade de aprender sozinho, o que não é o foco da ZDP; b) menciona a necessidade de auxílio, mas não define a zona de desenvolvimento proximal; d) fala de fazer com o grupo, mas não diferencia claramente os níveis de desempenho; e) relaciona a ZDP a Piaget, o que não é correto, pois é um conceito próprio de Vygotsky.
Portanto, a alternativa c) é a correta e está em conformidade com a teoria de Vygotsky sobre a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo.
Essa zona representa o potencial de aprendizagem do indivíduo, ou seja, as tarefas que ainda não consegue realizar de forma independente, mas que são possíveis com orientação e apoio.
A alternativa c) expressa exatamente essa ideia, ao mencionar a diferença entre o nível das tarefas realizáveis com ajuda e o nível das tarefas que podem ser feitas de forma independente.
As outras alternativas apresentam conceitos incorretos ou incompletos. Por exemplo, a) fala apenas da capacidade de aprender sozinho, o que não é o foco da ZDP; b) menciona a necessidade de auxílio, mas não define a zona de desenvolvimento proximal; d) fala de fazer com o grupo, mas não diferencia claramente os níveis de desempenho; e) relaciona a ZDP a Piaget, o que não é correto, pois é um conceito próprio de Vygotsky.
Portanto, a alternativa c) é a correta e está em conformidade com a teoria de Vygotsky sobre a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo.

Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito central na teoria de Vygotsky que se refere à diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com a ajuda de alguém mais experiente, como um adulto ou um colega mais capacitado.
Essa zona representa o potencial de aprendizagem do indivíduo, ou seja, as tarefas que ainda não consegue realizar de forma independente, mas que pode executar com auxílio. Isso destaca a importância da interação social e do suporte para o desenvolvimento cognitivo.
As outras alternativas não capturam corretamente essa definição. Por exemplo, a alternativa a) fala apenas da capacidade independente, o que não é o foco da ZDP. A alternativa b) menciona a necessidade de ajuda, mas não define a diferença entre o que é feito sozinho e com ajuda. A alternativa d) fala de fazer com o grupo, mas não enfatiza a diferença entre o independente e o assistido. A alternativa e) incorretamente associa a ZDP às contribuições de Piaget, que tem uma abordagem diferente do desenvolvimento.
Portanto, a alternativa c) é a que melhor representa o conceito de zona de desenvolvimento proximal conforme Vygotsky.
Essa zona representa o potencial de aprendizagem do indivíduo, ou seja, as tarefas que ainda não consegue realizar de forma independente, mas que pode executar com auxílio. Isso destaca a importância da interação social e do suporte para o desenvolvimento cognitivo.
As outras alternativas não capturam corretamente essa definição. Por exemplo, a alternativa a) fala apenas da capacidade independente, o que não é o foco da ZDP. A alternativa b) menciona a necessidade de ajuda, mas não define a diferença entre o que é feito sozinho e com ajuda. A alternativa d) fala de fazer com o grupo, mas não enfatiza a diferença entre o independente e o assistido. A alternativa e) incorretamente associa a ZDP às contribuições de Piaget, que tem uma abordagem diferente do desenvolvimento.
Portanto, a alternativa c) é a que melhor representa o conceito de zona de desenvolvimento proximal conforme Vygotsky.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários