Questões Português

O texto sugere que Dona Quiléia fizera uma promessa a um santo para que o marido se rec...

Responda: O texto sugere que Dona Quiléia fizera uma promessa a um santo para que o marido se recuperasse. O que ela prometera, entretanto, não fica explícito, mas pode-se inferir que seria:


1Q32114 | Português, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

Texto associado.
Texto I

      Quindins Quando sentiu que ia morrer, o Dr. Ariosto pediu para falar a sós com a mulher, dona Quiléia (Quequé).
      - Senta aí, Quequé.
      Ela sentou na beira da cama. Protestou, chorosa, quando o marido disse que sabia que estava no fim. Mas o Dr. Ariosto a acalmou. Os dois sabiam que ele tinha pouco tempo de vida e era melhor que enfrentassem a situação sem drama. Precisava contar uma coisa à mulher. Para morrerem paz. Contou, então, que tinha outra família.
      - O quê, Ariosto?!
      Tinha. Pronto. Outra mulher, outros filhos, até outros netos. A dona Quiléia iria saber de qualquer maneira, pois ele incluíra a outra família no seu testamento. Mas tinha decidido contar ele mesmo. De viva, por assim dizer, voz. Para que não ficasse aquela mentira entre eles. E para que dona Quiléia fosse tolerante com a sua memória e com a outra. Promete, Quequé? Dona Quiléia chorava muito. Só pôde fazer “sim” com a cabeça. Aliviado, o Dr. Ariosto deixou a cabeça cair no travesseiro. Podia morrer em paz.
      Mas aconteceu o seguinte: não morreu. Teve uma melhora surpreendente, que os médicos não souberam explicar e que Dona Quiléia atribui à promessa que fizera a seu santo. Em poucas semanas, estava fora de cama. Ainda precisa de cuidados, é claro. Dona Quiléia tem que regular sua alimentação, dar remédio na hora certa... Ficam os dois sentados na sala, olhando a televisão, em silêncio. Um silêncio constrangido. O Dr. Ariosto arrependido de ter feito a confissão. A Dona Quiléia achando que não fica bem se aproveitar de uma revelação que o homem fez, afinal, no seu leito de morte. Simplesmente não tocam no assunto. No outro dia o Dr. Ariosto teve permissão do médico para sair, pela primeira vez, de casa. Arrumou-se. Pediu para chamarem um táxi.
      - Quer que eu vá com você? - perguntou a mulher.
      - Não precisa.
      - Você demora? - Não, não. Vou só...
      Não completou a frase. Ficaram mais alguns instantes na porta, em silêncio. Depois ele disse:
      - Bom. Tchau.
      - Tchau.
      Agora, tem uma coisa: Dona Quiléia não pagou a promessa ao santo. Ainda compra quindins escondido e os come sozinha. Aliás, deu para comer quindões. Grandes, enormes, translúcidos quindões.

(Luis Fernando Veríssimo)
O texto sugere que Dona Quiléia fizera uma promessa a um santo para que o marido se recuperasse. O que ela prometera, entretanto, não fica explícito, mas pode-se inferir que seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) não comer mais quindins.

A questão aborda uma promessa feita por Dona Quiléia a um santo para que seu marido se recuperasse. Embora o texto não explicite diretamente qual foi a promessa, é possível inferir pelo contexto que ela teria prometido não comer mais quindins.

Essa inferência se baseia no fato de que o consumo dos quindins estava relacionado à situação do marido, possivelmente como um hábito que ela precisaria abandonar para que a graça fosse alcançada.

As outras alternativas não se encaixam no contexto da promessa, pois cuidar do marido devotamente, comprar quindins ou não fazer mais quindins não são indicados no texto como a promessa feita.

Portanto, a alternativa correta é a letra c, que corresponde a não comer mais quindins.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) não comer mais quindins.

A questão aborda uma inferência sobre uma promessa feita por Dona Quiléia a um santo para a recuperação do marido. O texto não explicita diretamente o que foi prometido, mas sugere que a promessa está relacionada a um comportamento ligado aos quindins.

Analisando as alternativas, cuidar do marido devotamente (a) não tem relação direta com a promessa implícita no texto. Comprar muitos quindins (d) ou não fazer mais quindins para o marido (b) não indicam uma renúncia pessoal, que é o que normalmente caracteriza uma promessa religiosa.

A alternativa correta é a letra c, que sugere que Dona Quiléia prometeu não comer mais quindins, uma renúncia pessoal que faria sentido dentro do contexto de uma promessa para a recuperação do marido.

Essa interpretação é reforçada pela lógica do texto e pela tradição cultural de promessas feitas a santos envolvendo abstenções pessoais, o que confirma a escolha da alternativa c como correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.