Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem
L.S. Vygotsky deixou uma importante contribuição relativa às discussões sobre as relaçõ...
Responda: L.S. Vygotsky deixou uma importante contribuição relativa às discussões sobre as relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. Considerando as ideias de Vygotsky sobre ...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Vygotsky é conhecido por sua teoria sociocultural do desenvolvimento, que destaca a importância da interação social para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. Um conceito central em sua teoria é a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que representa a distância entre o que a criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda.
O papel do professor, segundo Vygotsky, é justamente criar condições para que o aluno avance nessa zona, oferecendo suporte e mediação para que ele desenvolva habilidades que ainda não domina de forma autônoma. Isso implica uma transição gradual de formas colaborativas para a autonomia intelectual, ou seja, o aluno inicialmente aprende com a ajuda do professor ou colegas mais capazes e, com o tempo, internaliza esse conhecimento para agir sozinho.
As outras alternativas não refletem corretamente as ideias de Vygotsky. Por exemplo, a alternativa b) está mais alinhada a teorias maturacionistas, que Vygotsky critica. A alternativa c) exagera ao dizer que a colaboração deve ocorrer durante todo o processo, sem considerar a internalização individual. A alternativa d) sugere simplificação e assimilação, termos mais ligados a Piaget do que a Vygotsky, que enfatiza mediação e apropriação ativa do conhecimento.
Portanto, a alternativa a) é a que melhor representa a contribuição de Vygotsky para o ensino, aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar.
O papel do professor, segundo Vygotsky, é justamente criar condições para que o aluno avance nessa zona, oferecendo suporte e mediação para que ele desenvolva habilidades que ainda não domina de forma autônoma. Isso implica uma transição gradual de formas colaborativas para a autonomia intelectual, ou seja, o aluno inicialmente aprende com a ajuda do professor ou colegas mais capazes e, com o tempo, internaliza esse conhecimento para agir sozinho.
As outras alternativas não refletem corretamente as ideias de Vygotsky. Por exemplo, a alternativa b) está mais alinhada a teorias maturacionistas, que Vygotsky critica. A alternativa c) exagera ao dizer que a colaboração deve ocorrer durante todo o processo, sem considerar a internalização individual. A alternativa d) sugere simplificação e assimilação, termos mais ligados a Piaget do que a Vygotsky, que enfatiza mediação e apropriação ativa do conhecimento.
Portanto, a alternativa a) é a que melhor representa a contribuição de Vygotsky para o ensino, aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários