Ao cursar Pedagogia, Carolina constatou que muitos são os níveis de relacionamento entre a avaliação e a aprendizagem. Verificou que estudos relacionados ao ensino superior apontam a existência de forte relação entre as práticas de avaliação exercidas pelos docentes e os níveis de desenvolvimento de seus alunos, tais como os modos como se envolvem com os estudos, quais conhecimentos veem como relevantes e como percebem o ensino universitário. Tomando por base as averiguações de Carolina, assinale a alternativa que é coerente com a formação de profissionais com visão crítica da realidade, capazes de argumentarem a respeito de temas relacionados à sua profissão, apoiando-se em bases teórico-conceituais bem fundamentadas.
✂️ a) As práticas avaliativas precisam priorizar a tarefa de verificação da aprendizagem, isto é, focalizar a capacidade de os estudantes reterem determinado conjunto de informações factuais que servirão de base para o desenvolvimento de suas visões críticas. ✂️ b) Na avaliação da aprendizagem, o professor deve priorizar as provas com caráter objetivo, do tipo teste, visto que elas abrirão espaços para a segunda etapa da aprendizagem: a do desenvolvimento da capacidade crítica e argumentativa do discente. ✂️ c) Ao avaliar a aprendizagem dos alunos, o docente deverá selecionar os conteúdos partindo dos programas oficiais e, ao mesmo tempo, empregar instrumentos de avaliação compatíveis com a visão das classes sociais hegemônicas. ✂️ d) Ao avaliar a aprendizagem dos alunos, o docente deverá eleger instrumentos de avaliação que sejam também de aprendizagem por exigirem aplicação de conceitos na leitura da realidade sociocultural e política vivida pelos estudantes. ✂️ e) As práticas de avaliação devem ser focadas na medida do conhecimento e das habilidades, mas com certa ênfase no desempenho ou entendimento, pois a melhor maneira de aprender é fazer e refazer o conhecimento acumulado pela sociedade.