Dentre as ideias de Vygotsky, a que foi mais difundida no campo educacional foi o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, definido pelo autor como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. Tais níveis costumam ser determinados, respectivamente, através da observação:
✂️ a) das reações de segurança que a criança aparenta ao resolver problemas complexos e das reações de insegurança que a criança aparenta na resolução de problemas complexos; ✂️ b) daquilo que a criança resolve sem auxílio de um adulto, mas com a utilização de instrumentos concretos de apoio, e daquilo que é resolvido pela criança de forma autônoma; ✂️ c) da quantidade de respostas corretas que a criança dá a situações problemáticas preestabelecidas e da quantidade de respostas incorretas que a criança dá a situações problemáticas preestabelecidas; ✂️ d) daquilo que a criança efetivamente já aprendeu e daquilo que a criança poderá aprender na interação com outra criança de seu grupo social que se encontra no mesmo nível de desenvolvimento; ✂️ e) das ações, em resposta a um problema, que o indivíduo realiza de maneira independente e das ações, em resposta a um problema, que o indivíduo realiza sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.