Estudos realizados nas últimas décadas do século passado e no início deste, sobre as tendências pedagógicas e suas manifestações na prática docente e na Didática, permitem a constatação de que, no ensino superior,
✂️ a) a tendência tradicional ainda se manifesta, pois muitos professores desenvolvem a maioria de suas aulas por meio de exposições orais, por vezes abstratas, desconsiderando os conhecimentos prévios dos alunos e recusando questionamentos, supondo que cabe ao aluno ouvir os conteúdos para incorporá-los, reproduzi-los e dominá-los. ✂️ b) a maioria dos professores é conhecedora e adepta dos pressupostos da Escola Nova, por isso procura desenvolver nos estudantes o pensamento autônomo, a capacidade de reflexão, o raciocínio científico e a realização de estudos e pesquisas, aplicando a instrução programada e controlando os resultados por meio de questões objetivas. ✂️ c) os professores utilizam, adequadamente, os procedimentos extraídos do tecnicismo e o fazem com cuidado e eficiência, pois aplicam corretamente os pressupostos da teoria behaviorista da aprendizagem e da abordagem sistêmica no ensino, aliando-os às contribuições do construtivismo. ✂️ d) as ideias da Pedagogia Libertadora, de Paulo Freire, são predominantes, principalmente no que se refere à concepção dialogal da relação pedagógica e aos temas geradores, os quais inspiram projetos de alfabetização de adultos mantidos pelos centros acadêmicos. ✂️ e) a Pedagogia crítico-social dos conteúdos tem grande penetração, sobretudo nos cursos de história e geografia que se apoiam em fundamentação do materialismo histórico e, embora contenham ideias autoritárias no âmbito didático, têm conseguido revelar muitos talentos entre os alunos.