O fenômeno educativo é uma realidade aberta, que não pode ser identificada clara e precisamente em seus múltiplos aspectos. Por ser um fenômeno humano e histórico, e graças às tendências pedagógicas presentes no ensino superior, é tratado a partir de diferentes óticas. Sem maiores dificuldades, verifica-se que são muitas as questões candentes encontradas no âmbito universitário e muitos os pontos de vista a respeito de cada uma delas. Contudo, mesmo considerando diferentes correntes filosóficas às quais o docente possa aderir e alguma pedagogia por ele adotada, é lícito afirmar que
✂️ a) no ensino superior, problemas didáticos são falsos problemas, pois o professor nesse nível de ensino não precisa se preocupar com pedagogias; para dar aula, basta que ele domine o conteúdo e tenha uma boa comunicação. ✂️ b) no ensino superior, todo professor precisa estabelecer um relacionamento formal com seus alunos, mantendo- -se atento para não demonstrar afetividade e, assim, acabar transpondo a formalidade socialmente exigida dos papéis ocupados por docentes e discentes. ✂️ c) promover a aprendizagem implica sempre apoiar-se em alguma forma de experiência interna do sujeito que aprende relacionada ao conteúdo tratado, seja esta experiência de ordem consciente ou não, para que a aprendizagem seja significativa para o aluno. ✂️ d) o professor universitário possui muitas funções, mas ele deve ser, acima de tudo, um planejador educacional cujo objetivo principal é a transmissão de conteúdos visando ao desenvolvimento de competências técnicas. ✂️ e) a aula faz parte do mundo acadêmico específico da universidade e, como esta, deve ter caráter científico e ser politicamente neutra, embora nem sempre essa neutralidade seja possível, como no caso dos cursos de Ciências Humanas.