Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão da...

Responda: Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão das relações entre sociedade e Estado e os papeis destes dois coletivos para a garantia da Educação às novas ger...


1Q327617 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão das relações entre sociedade e Estado e os papeis destes dois coletivos para a garantia da Educação às novas gerações, tal como se pode constatar no texto a seguir:

Admitido que a Educação seja função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação, deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas se venha a passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função de educação possa ser preenchida por alguém que não apresente as garantias de que o Estado, e só ele, pode ser juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer essa intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta.

A citação acima foi extraída da obra de

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💬 Comentários

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Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
O texto apresentado reflete o pensamento de Émile Durkheim, um dos principais sociólogos do século XIX e início do século XX, que dedicou grande parte de sua obra à análise da educação como um fenômeno social essencial para a coesão e funcionamento da sociedade.

Durkheim defendia que a educação é uma função social fundamental e que o Estado deve ter um papel central na sua regulação e fiscalização, garantindo que a educação cumpra seu papel social. Ele reconhecia a importância da iniciativa privada na educação, mas sempre sob a supervisão do Estado para assegurar padrões e valores sociais.

Essa visão está alinhada com a citação, que enfatiza a intervenção do Estado na educação, sem necessariamente monopolizá-la, e a necessidade de garantir que a educação oferecida por instituições privadas esteja sujeita à fiscalização estatal.

Outros autores mencionados na questão, como Karl Marx, Immanuel Kant, Anísio Teixeira e Florestan Fernandes, têm contribuições importantes, mas o texto em questão é característico do pensamento de Durkheim, especialmente no que tange à função social da educação e ao papel do Estado.

Portanto, a resposta correta é a alternativa a).
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