João Paulo faleceu em Atibaia (SP), vítima d...

João Paulo faleceu em Atibaia (SP), vítima de um ataque cardíaco fulminante. Empresário de sucesso, domiciliado na cidade de São Paulo (SP), João Paulo possuía inúm...


publicidade

João Paulo faleceu em Atibaia (SP), vítima de um ataque cardíaco fulminante. Empresário de sucesso, domiciliado na cidade de São Paulo (SP), João Paulo possuía inúmeros bens, dentre os quais se incluem uma casa de praia em Búzios (RJ), uma fazenda em Lucas do Rio Verde (GO) e alguns veículos de luxo, atualmente estacionados em uma garagem em Salvador (BA).


Neste cenário, assinale a opção que indica o foro competente para o inventário e a partilha dos bens deixados por João Paulo.

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    22/10/2025 • 23:35
    Gabarito: b) O foro de São Paulo (SP).

    A competência para o inventário e partilha dos bens de uma pessoa falecida é regulada pelo Código de Processo Civil, especificamente no artigo 48. Esse artigo estabelece que o foro competente para o processo de inventário é o do último domicílio do falecido.

    No caso apresentado, João Paulo era domiciliado na cidade de São Paulo (SP), mesmo possuindo bens em outros estados, como a casa de praia em Búzios (RJ), a fazenda em Lucas do Rio Verde (GO) e veículos em Salvador (BA).

    Portanto, apesar da diversidade dos bens em diferentes localidades, o inventário deve ser processado no foro do último domicílio do falecido, que é São Paulo (SP).

    A alternativa a) está incorreta porque não há competência concorrente entre os foros dos locais onde os bens estão situados para o inventário.

    A alternativa c) está incorreta porque o mero local onde os bens móveis estão guardados não determina competência para o inventário.

    A alternativa d) está incorreta porque o local do falecimento não é o critério para a competência do inventário, mas sim o domicílio do falecido.

    Assim, a resposta correta é a letra b).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.