O texto Redes Sociais: proveitos e riscos é predominantemente argumentativo, no entanto, a heterogeneidade tipológica é um fenômeno comum aos textos.
Assinale a alternativa que propõe análise INCORRETA sobre como trabalhar em sala de aula as sequências textuais presentes no texto Redes Sociais: proveitos e riscos.
✂️ a) A locução verbal “É preciso”, presente nesse período, deve ser trabalhada como uma forma mais polida do que a proposição com verbo no modo imperativo, típica das sequências injuntivas. Assim, o estudante diversifica seu repertório de elementos linguísticos para a escrita de sequências injuntivas. ✂️ b) Os verbos ser e levar no pretérito imperfeito e perfeito respectivamente caracterizam a sequência narrativa. Esses verbos devem ser trabalhados no que diz respeito ao tempo que representam: o verbo ser (era) indica que a ágora foi um local muito frequentado pelos gregos e o verbo levar (levaram) indica que os tunisianos e egípicios frequentemente são levados às ruas pelas redes sociais para derrubarem governos. ✂️ c) Os verbos dessa sequência estão no presente do indicativo, caracterizando se como uma sequência expositiva. É preciso trabalhar o valor de verdade que esse tempo e modo verbal transmitem, dando como certo a exposição ou explicação dada na sequência, que se inicia com uma pergunta didática. ✂️ d) Essa sequência apresenta elementos que a caracterizam como descritiva, com descrições de tempo e espaço. É preciso trabalhar com os estudantes que esses elementos servem para situar o leitor sobre o momento e local em que os fatos serão apresentados o texto.