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“Talvez chegue o dia em que o restante da criação animal venha a adquirir os direito...

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1Q373614 | Português, Interpretação de Texto, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

“Talvez chegue o dia em que o restante da criação animal venha a adquirir os direitos dos quais jamais poderiam ter sido privados, a não ser pela mão da tirania. Os franceses já descobriram que o escuro da pele não é motivo para que um ser humano seja abandonado, irreparavelmente, aos caprichos de um torturador. É possível que algum dia se reconheça que o número de pernas, a vilosidade da pele ou a terminação dos os sacrum são motivos igualmente insuficientes para se abandonar um ser sensível ao mesmo destino. O que mais deveria traçar a linha insuperável? A faculdade da razão, ou, talvez, a capacidade de falar? Mas para lá de toda comparação possível, um cavalo ou um cão adulto são muito mais racionais, além de bem mais sociáveis, do que um bebê de um dia, uma semana, ou até mesmo um mês. Imaginemos, porém, que as coisas não fossem assim; que importância teria tal fato? A questão não é saber se são capazes de raciocinar, ou se conseguem falar, mas, sim, se são passíveis de sofrimento.”

(J. Bentham. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Adaptado)

Nesse texto, Jeremy Bentham, filósofo britânico do século XVIII, chama a atenção para

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💬 Comentários

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Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

O texto de Jeremy Bentham destaca que a capacidade de sofrimento é o critério fundamental para conceder direitos e consideração moral a qualquer ser, independentemente de características físicas ou intelectuais, como a razão ou a fala. Bentham questiona a ideia tradicional de que apenas humanos, por possuírem razão ou fala, merecem direitos, apontando que animais também são seres sensíveis capazes de sofrer.

Ele rejeita a ideia de que características como número de pernas ou tipo de pele possam justificar a exclusão dos animais da consideração moral. Além disso, Bentham compara a racionalidade e sociabilidade de animais adultos com a de bebês humanos, mostrando que esses critérios não são suficientes para justificar privilégios exclusivos à espécie humana.

Portanto, o texto enfatiza que o que realmente importa é a capacidade de sofrer, que confere a qualquer ser o direito à igual consideração, o que corresponde à alternativa d).

Checagem dupla confirma que as outras alternativas não refletem o ponto central do texto: a alternativa a) fala em privilégio baseado na razão e fala, que Bentham critica; a b) destaca características físicas, que o texto rejeita como critérios; a c) menciona infelicidade humana, que não é abordada; e a e) fala de injustiça pela racionalidade, mas o foco é na capacidade de sofrimento, não na racionalidade.
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