Atente para o texto a seguir.
O educador Paulo Freire afirmou que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele” (FREIRE, 1987). No viés da leitura do mundo pela palavra, vê-se emergir uma tecnologia de linguagem cujo espaço de apreensão de sentido não é apenas composto por palavras, mas, junto com elas, encontram-se sons, gráficos e diagramas, todos lançados sobre uma mesma superfície perceptual, amalgamados uns sobre os outros formando um todo significativo e de onde sentidos são complexamente disponibilizados aos navegantes do oceano digital. É assim o hipertexto.
Considerando o texto acima, é correto afirmar que
a) o hipertexto concretiza a possibilidade de tornar seu usuário um leitor inserido nas principais discussões em curso no mundo, com a vantagem de que exige do usuário apenas a decodificação das palavras que flutuam sobre a realidade imediata.
b) a leitura do mundo, da realidade que circunscreve o leitor de Paulo Freire passa a ser profundamente alargada pelo hipertexto, embora, na prática, esse limite os horizontes de expectativa e de surpresa do leitor.
c) o hipertexto consolida o processo descrito por Paulo Freire, uma vez que viabiliza multidimensionalmente a compreensão do leitor pela exploração superlativa de informações, muitas delas inacessíveis sem os recursos da hipermídia.
d) uma vantagem do hipertexto é que com ele se pode dizer tudo, ou seja, se consegue a explicação de todos os pormenores do texto, sendo a representação dele em forma de equação texto = dito, enquanto a do texto impresso é texto = dito + não-dito.