Sendo objeto de destaque na gestão do setor público, a cultura organizacional costuma ser levada em consideração quando se trata dos esforços de explicar os fenômenos disfuncionais na administração pública. A cultura de uma organização pode ser definida, resumidamente, como o conjunto de hábitos, crenças, valores e símbolos que a particularizam frente às demais. Sob o ponto de vista dos agentes ingressantes na organização, a cultura organizacional pode representar uma barreira em face da reação refratária dos mesmos, que explica
✂️ a) a adesão plena aos padrões culturais, incorporando valores, crenças e símbolos inerentes à cultura organizacional. ✂️ b) uma situação composta contemplando componentes de ajuste aos padrões culturais e de transformação da cultura organizacional. ✂️ c) uma posição intermediária do servidor ingressante e da organização e demais membros, que conjuga transformação e adaptação mútua. ✂️ d) as características de personalidade e de interesses pessoais, próprios da estratégia de inclusão estruturada pelo servidor ingressante. ✂️ e) a posição diametralmente oposta em relação à cultura organizacional na fase de ingresso, podendo resultar na manutenção do convívio em isolamento.