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Assinale a reescrita para o trecho “Quando paramos para analisar o atual cenário ec...

Responda: Assinale a reescrita para o trecho “Quando paramos para analisar o atual cenário econômico [...]” (1º§) em que sejam preservadas a correção gramatical e semântica.


1Q42920 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

Texto associado.
                              Liderança solitária não permite evolução

      Quando paramos para analisar o atual cenário econômico e social estabelecido em nosso país podemos perceber que a crise, da qual tanto se fala, vai além da questão financeira, da corrupção e do caos econômico que muitos estão vivenciando. Ela envolve, nitidamente, falta de liderança e de espírito corporativo. E não é a liderança habitual praticada por gestores ou chefes, mas sim aquela que envolve quase todas as esferas e que é um estado de consciência, uma atitude. [...]
      As ações individualistas, exageradas, polarizadas e fanáticas não nos levam à devida solução, muito menos nos permitem fazer parte de uma transformação positiva dos múltiplos cenários, além de só colaborarem ainda mais com esse estado de ausência de liderança.
      Da mesma forma que antigamente os sistemas de liderança nas empresas eram vistos como caminhos a serem percorridos de forma solitária e que o segredo para alcançar o sucesso estava em uma postura mais individualista, muitas pessoas, empresas e profissionais ainda mantêm essa posição individual e retrógrada, dificultando o crescimento de todos, inclusive delas mesmas.
      Mas, muito ao contrário disso, o cenário atual requer pessoas, empresas e profissionais capazes de oferecer a oportunidade para todos brilharem e se realizarem dentro dos ambientes em que estão inseridos. Ao assumirem essa postura, cada um faz muito mais do que simplesmente comandar algo: convidam todos que estão ao redor para crescerem juntos. E como já dizia um provérbio africano, “se quer ir rápido, vá sozinho; se quer ir longe, vá em grupo”, ou seja, as soluções precisam ser compartilhadas e baseadas no cooperativismo, pois cada vez mais necessitamos do apoio de outras pessoas, empresas, profissionais, mercados, entre outros. [...]
      O verdadeiro líder tem a capacidade de ouvir o próximo e fazer algo novo. A diferença não está na capacidade de gerir, organizar e guiar um grupo, mas sim nos líderes criadores de contexto, capazes de se colocar no lugar do outro, de ousar, criar, compartilhar novas soluções para os mesmos problemas de sempre. Esses líderes são aptos a gerenciar as próprias competências sociemocionais e também às de todos que estão ao seu redor. E lá no século XVII já ensinava Baltazar Gracián: “O caminho da grandeza se percorre juntamente com outros!”.

(Eduardo Shinyashiki. Disponível em: http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/127/lideranca-solitaria-nao-permite-evolucao-aoportunidade-de-ser-375389-1.asp.)
Assinale a reescrita para o trecho “Quando paramos para analisar o atual cenário econômico [...]” (1º§) em que sejam preservadas a correção gramatical e semântica.
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💬 Comentários

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Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A alternativa correta é a letra a, pois mantém a correção gramatical e o sentido original da frase. "Ao pararmos para analisar o atual cenário econômico" é uma construção correta que indica uma ação simultânea ou condição para a análise.

A alternativa b, "Então paramos para analisar...", altera o sentido temporal e lógico da frase, pois "então" indica uma consequência ou sequência, diferente do sentido original de condição ou momento da análise.

A alternativa c, "Visto que paramos...", transforma a frase em uma justificativa, o que modifica o sentido original, que é apenas indicar o momento da análise.

A alternativa d, "Deste modo, parando para analisar...", apresenta uma construção incorreta, pois "deste modo" exige uma conclusão ou consequência, e a forma verbal "parando" não se encaixa adequadamente na estrutura da frase.

Portanto, a alternativa a é a única que preserva tanto a correção gramatical quanto o sentido semântico do trecho original.
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