Questões Português

Leia trechos da letra da música dos compositores José Carlos Figueiredo, Antônio Carlos...

Responda: Leia trechos da letra da música dos compositores José Carlos Figueiredo, Antônio Carlos Marques Pinto e José Ubaldo Avila para responder às questões de números06a08.


1Q46845 | Português, Auxiliar Administrativo, IPT SP, VUNESP

Leia trechos da letra da música dos compositores José Carlos Figueiredo, Antônio Carlos Marques Pinto e José Ubaldo Avila para responder às questões de números 06 a 08.

Você abusou

Me magoa, maltrata e quer desculpa 
Me retruca, me trai e quer perdão 
Me ofende, me fere e não tem culpa
Jesus Cristo, eu não sei quem tem razão.

Esse fogo, essa farsa, essa desgraça 
Me corrompe e corrói meu coração 
Há momentos que eu paro e acho graça 
Procuro, e não acho a solução.

Você abusou, 
Tirou partido de mim, abusou

Mas não faz mal
É tão normal ter desamor 
É tão cafona sofrer dor 
Que eu já não sei
Se é meninice ou cafonice o meu amor.

Que me perdoem, se eu insisto neste tema

Se o quadradismo dos meus versos, 
Vai de encontro aos intelectos, 
Que não usam o coração, 
Como expressão...
 
Releia os versos a seguir

É tão normal ter desamor 
É tão cafona sofrer dor 
Que eu já não sei 
Se é meninice ou cafonice o meu amor.

As palavras em destaque estabelecem, entre as orações, relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) consequência.

As palavras destacadas na questão são 'tão' e 'que'. Na língua portuguesa, 'tão' é um advérbio de intensidade que, quando combinado com 'que', introduz uma oração consecutiva, ou seja, uma oração que expressa a consequência da oração anterior.

No trecho 'É tão normal ter desamor / É tão cafona sofrer dor / Que eu já não sei', a construção indica que o fato de ser 'tão normal' e 'tão cafona' leva à consequência de 'não saber se é meninice ou cafonice o meu amor'.

Portanto, a relação entre as orações é de consequência, pois a segunda oração expressa o resultado ou efeito da intensidade apresentada na primeira.

Fazendo uma checagem dupla, não se trata de conclusão, pois não há uma ideia final que resume; nem oposição, pois não há contraste; nem condição, pois não há hipótese; nem explicação, pois não há justificativa direta. A relação correta é de consequência, conforme o uso do 'tão... que'.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.