Questões Português

Em “O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, [.....

Responda: Em “O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, [...]" (segundo parágrafo), a vírgula colocada antes do “e" se justifica pelo mesmo motivo que a(s) colocada(s) n...


1Q47124 | Português, Agente Administrativo, ISSBLU SC, FURB

Texto associado.
SOLIDARIEDADE

   O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer.
   O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora.
   Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas.
   Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa.
   Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar pra pensar pode ser tão ameaçador...) e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável.
   Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo pra terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço.
   Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano?
   Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados?
   Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal.
   Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado.

(LUFT Lya. São Paulo, 2001.
Em “O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, [...]" (segundo parágrafo), a vírgula colocada antes do “e" se justifica pelo mesmo motivo que a(s) colocada(s) no seguinte período: (Assinale a alternativa correta.)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A vírgula antes do 'e' em 'O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição' se justifica porque liga orações coordenadas adversativas, ou seja, orações que expressam uma ideia contrária ou de oposição.

No período da alternativa a), 'Encontrou a pessoa especial de sua vida, e a deixou escapar', temos duas orações coordenadas assindéticas que indicam uma sequência de ações, mas a vírgula é usada para marcar uma pausa enfática, podendo ser aceita para separar orações coordenadas.

Nas outras alternativas, a vírgula antes do 'e' não é adequada ou não tem a mesma justificativa. Por exemplo, na alternativa b), temos uma enumeração com o uso repetido do 'e', que não deve ser separado por vírgula. Na c), a vírgula antes do 'e' não é necessária, pois liga orações coordenadas sindéticas aditivas. Na d), o 'e' é repetido para dar ênfase e não deve ser separado por vírgula. Na e), a vírgula antes do 'e' não é recomendada, pois liga orações coordenadas sindéticas aditivas.

Portanto, a vírgula antes do 'e' no enunciado e na alternativa a) tem a mesma justificativa, que é a separação de orações coordenadas com valor adversativo ou pausa enfática.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A vírgula antes do 'e' no trecho 'O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição' tem a função de separar orações coordenadas adversativas, ou seja, indica uma oposição ou contraste entre as ideias.

Na alternativa (a), 'Encontrou a pessoa especial de sua vida, e a deixou escapar', a vírgula antes do 'e' também separa duas orações coordenadas, onde há uma ideia de contraste ou consequência implícita, justificando o uso da vírgula.

Nas outras alternativas, a vírgula antes do 'e' não tem a mesma função. Por exemplo, na (b) e (d), o 'e' é usado para ligar termos em uma enumeração, e a vírgula antes do 'e' não é adequada. Na (c) e (e), o 'e' liga orações sem oposição clara, e a vírgula antes do 'e' não é necessária.

Portanto, a justificativa do uso da vírgula antes do 'e' no enunciado é a mesma da alternativa (a), que é a separação de orações coordenadas com sentido adversativo ou de contraste.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.