O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS “O marido de Dona Maria d...
Responda: O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS “O marido de Dona Maria da Glória (assim se chamava a flha do barão), era desembargador, homem relacionado e poderoso; mas não se pejav...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Analisando as afirmativas:
1) Os dois últimos parágrafos estampam o funcionamento da Administração Pública durante a primeira República.
Verdadeiro (V) - O trecho final do texto mostra a inserção do personagem na Administração Pública, sendo enviado para representar o Brasil em um congresso de Linguística. Isso reflete o funcionamento da Administração Pública na época.
2) A carta mencionada no texto é a demonstração de força do apadrinhador, que, com sua influência, mobiliza os órgãos estatais a seu favor.
Falso (F) - A carta mencionada no texto não é necessariamente uma demonstração de força do apadrinhador, mas sim uma situação em que o personagem é enviado para representar o Brasil em um congresso de Linguística, mesmo sem saber javanês.
3) Sob certo aspecto, a meritocracia está presente no conto estudado, assim como estava na primeira República, pois o professor de javanês somente alcançou o posto estatal por força dos conhecimentos da língua estrangeira que todos achavam que ele possuía.
Verdadeiro (V) - A situação descrita no conto mostra que o personagem foi inserido na Administração Pública por acreditarem que ele sabia javanês, demonstrando uma certa forma de meritocracia baseada nos conhecimentos que supostamente ele possuía.
Portanto, a sequência correta é: V, V, F, sendo a alternativa correta a letra c).
Analisando as afirmativas:
1) Os dois últimos parágrafos estampam o funcionamento da Administração Pública durante a primeira República.
Verdadeiro (V) - O trecho final do texto mostra a inserção do personagem na Administração Pública, sendo enviado para representar o Brasil em um congresso de Linguística. Isso reflete o funcionamento da Administração Pública na época.
2) A carta mencionada no texto é a demonstração de força do apadrinhador, que, com sua influência, mobiliza os órgãos estatais a seu favor.
Falso (F) - A carta mencionada no texto não é necessariamente uma demonstração de força do apadrinhador, mas sim uma situação em que o personagem é enviado para representar o Brasil em um congresso de Linguística, mesmo sem saber javanês.
3) Sob certo aspecto, a meritocracia está presente no conto estudado, assim como estava na primeira República, pois o professor de javanês somente alcançou o posto estatal por força dos conhecimentos da língua estrangeira que todos achavam que ele possuía.
Verdadeiro (V) - A situação descrita no conto mostra que o personagem foi inserido na Administração Pública por acreditarem que ele sabia javanês, demonstrando uma certa forma de meritocracia baseada nos conhecimentos que supostamente ele possuía.
Portanto, a sequência correta é: V, V, F, sendo a alternativa correta a letra c).
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