Questões Português

Nas passagens “… pelo mero estardalhaço desuaaproximação…” (4° parágra...

Responda: Nas passagens “… pelo mero estardalhaço desuaaproximação…” (4° parágrafo) e “… masautilizam para enveredar em áreas protegidas.” (6° parágrafo), os pronomes em des...


1Q49775 | Português, Assistente Administrativo, UNESP, VUNESP, 2017

Texto associado.
                             Fogo e Madeira

      Não foi pouco para um único dia de fiscalização. Dois caminhões, um trator, uma camionete e uma pá carregadeira foram inutilizados pelo Ibama*, por servirem à extração ilegal de madeira na divisa entre Rondônia e Mato Grosso.
      Embora os agentes do instituto tivessem o que comemorar, seria incorreto qualificar como êxito o que ocorreu – pelo menos de uma perspectiva mais alongada no tempo.
      A facilidade com que se encontraram sinais flagrantes de desmatamento nada mais revela do que o extremo de sem- -cerimônia dos madeireiros ilegais na Amazônia.
      Autorizada por decreto de 2008, a destruição dos equipamentos empregados nessa atividade predatória parece ser uma das poucas punições efetivamente ressentidas pelos infratores. Levada a cabo por meio de helicópteros, a ação do Ibama afugenta, pelo mero estardalhaço de sua aproximação, os responsáveis diretos pelo crime.
      Porém, mal os helicópteros levantam voo novamente, o desmatamento prossegue. Operações dessa monta se fazem de raro em raro, e os madeireiros não chegam a abalar-se da área protegida.
      Além da óbvia extensão da floresta, outros fatores tornam complexa a fiscalização. Madeireiros possuem, por exemplo, licença para a exploração sustentável do recurso natural, mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.
      Iniciativas mais extensas e difíceis, mas de maior alcance, envolveriam o engajamento da população em outras atividades atraentes do ponto de vista econômico. A falta de alternativas de trabalho sem dúvida explica por que madeireiros ilegais encontram algum apoio entre os habitantes da região.
      Ainda que fulgurante, a ação de poucos fiscais será incapaz de interromper o desmatamento.
* Ibama: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

                                                               (Folha de S.Paulo, 24.12.2016. Adaptado)
Nas passagens “… pelo mero estardalhaço de sua aproximação…” (4° parágrafo) e “… mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.” (6° parágrafo), os pronomes em destaque retomam, correta e respectivamente, as expressões
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
Na primeira passagem, o pronome 'sua' é um pronome possessivo que retoma um substantivo feminino singular mencionado anteriormente. Entre as opções, 'helicópteros' é o único termo feminino singular que faz sentido ser retomado por 'sua'.
Na segunda passagem, o pronome 'a' é um pronome pessoal do caso oblíquo que retoma um objeto direto feminino singular. A palavra 'licença' é um substantivo feminino singular que se encaixa corretamente para ser retomado por 'a'.
As demais alternativas apresentam termos que não correspondem ao gênero ou número dos pronomes destacados, ou não fazem sentido no contexto da retomada pronominal.
Portanto, a alternativa correta é a letra a), pois os pronomes 'sua' e 'a' retomam, respectivamente, 'helicópteros' e 'licença'.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.