As normas técnicas definem argamassa colante industrializada como um produto industrial, no estado seco, composto de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos. Esse produto, quando misturado com água, forma uma massa viscosa, plástica e aderente empregada no assentamento de placas cerâmicas para revestimento (NBR 14.081 – Argamassa colante industrializada para assentamento de placas de cerâmica – Especificação – ABNT). As argamassas colantes industrializadas precisam obedecer a uma série de requisitos para serem classificadas em diversos tipos, de acordo com o tempo em aberto, a resistência de aderência aos 28 dias e ao deslizamento. O tempo em aberto é o intervalo
a) em que o saco da argamassa pode ficar aberto sem haver cristalização do cimento componente da argamassa.
b) após o espalhamento da argamassa sobre um substrato padrão, em que o assentamento da placa cerâmica em condições padronizadas resulta em uma resistência de aderência média igual ou superior a 0,5 MPa, após 28 dias do preparo da argamassa.
c) entre o fim do preparo da argamassa e sua aplicação no substrato de assentamento das placas cerâmicas.
d) necessário, medido em segundos, para a realização da mistura da argamassa com água, assegurando-se as características de viscosidade, plasticidade e aderência esperadas da argamassa.
e) mínimo para realização da cura completa da argamassa.