No livro “Linguagem e Escola: uma perspectiva social”, Magda Soares busca articular e integrar teorias originárias da Sociologia, da Sociologia da Linguagem e da Sociolinguística, ao discutir as relações entre sociedade, escola e linguagem. Ao abordar as relações entre origem social e fracasso escolar, a autora aponta três explicações comumente utilizadas: a ideologia do dom, a ideologia da deficiência cultural e a ideologia das diferenças culturais. Segundo a ideologia das diferenças culturais:
✂️ a) o contexto cultural de alguns alunos é marcado por deficiências linguísticas, afetivas e cognitivas que os impedem de avançar, enquanto o de outros é rico nestes diferentes aspectos e garantem, com isto, o sucesso escolar. ✂️ b) o termo “cultura” agrega culturas inferiores e culturas superiores, e os alunos provenientes da primeira apresentam déficits que não lhes permitem avançar no processo de escolarização. ✂️ c) as sociedades reúnem grupos de indivíduos diferentes; uns apresentam características como aptidão, inteligência e talento, enquanto outros apresentam baixo quociente intelectual, que lhes impossibilita de obter sucesso. ✂️ d) as diferenças culturais existentes são fatores determinantes para classificar os alunos e trabalhar o conteúdo escolar, de maneira a possibilitar uma abordagem didática que separe os mais avançados dos mais atrasados. ✂️ e) o termo “cultura” deve ser utilizado no plural, frente ao reconhecimento da diversidade de culturas existentes. Assim, a escola é responsável pelo fracasso escolar ao tratar de forma discriminadora a diversidade cultural, transformando diferenças em deficiência.