A fragmentação de habitat é um processo que promove a divisão de uma área contínua em partes menores, eliminando ou reduzindo a quantidade de um tipo de habitat e isolando os fragmentos remanescentes.
WILCOVE, D. S.; MCLELLAN, C. H.; DOBSON, A. P. Habitat fragmentation in the temperate zone , 1986.
A fragmentação pode ser de origem natural ou antrópica, tendo esta diversas consequências. Quanto às consequências da fragmentação antrópica, assinale a alternativa correta.
a) Efeito de borda: diferentemente do que ocorre na fragmentação natural, há limites geometricamente definidos, tornando o ambiente mais suscetível a pressões antrópicas.
b) Barreira e isolamento: em razão da diminuição do tamanho ou da supressão de determinada área de habitat disponível, a população excedente tende a migrar para áreas remanescentes, aumentando a competição.
c) Introdução de espécies alóctones: ocorre, por exemplo, a introdução de espécies exóticas, contribuindo para a diversidade biológica local.
d) Efeito de reunião: a fragmentação pode limitar o movimento de uma espécie, impedindo a dispersão e a colonização de espécies entre os fragmentos.
e) Aumento da capacidade de adaptação das espécies afetadas: a fauna e a flora não são sensíveis à redução da área dos respectivos habitats.