A bibliotecária sentia há tempos que a unidade de informação estava passando por um mau momento. Os funcionários pareciam mais preocupados com sua vida pessoal e as atividades não eram desenvolvidas da forma como devia. Notava, inclusive, que o próprio ambiente sofria revezes, com frequentes extravios de materiais de trabalho e de volumes devolvidos pelos usuários. Para sanar essas falhas, ela realizou uma série de atividades: promoveu uma palestra sobre as obrigações de cada funcionário em relação ao serviço, nomeou uma equipe de trabalho para definir uma melhor ocupação do espaço e promoveu uma reestruturação de cargos e salários, obtendo, junto à Administração Superior, pequenas vantagens salariais para os funcionários. Após a aplicação dessas medidas, sentiu que a situação na biblioteca melhorou substancialmente.
Neste caso, as providências da bibliotecária refletem os princípios de administração conhecidos como
✂️ a) autoridade e responsabilidade, disciplina e espírito de equipe. ✂️ b) unidade de direção, centralização e cadeia escalar. ✂️ c) equidade, estabilidade do pessoal e iniciativa. ✂️ d) subordinação do interesse pessoal ao coletivo, ordem e remuneração do pessoal. ✂️ e) unidade de comando, divisão do trabalho e liderança.