Questões Direito Penal Apropriação Indébita

Maria, que trabalhava havia anos em serviço terceirizado de limpeza, aproveitando-se de...

Responda: Maria, que trabalhava havia anos em serviço terceirizado de limpeza, aproveitando-se de que o delegado-chefe da delegacia de polícia de Recife, onde trabalhava à época, estava ausente, entrou em su...


1Q62796 | Direito Penal, Apropriação Indébita

Maria, que trabalhava havia anos em serviço terceirizado de limpeza, aproveitando-se de que o delegado-chefe da delegacia de polícia de Recife, onde trabalhava à época, estava ausente, entrou em sua sala e subtraiu para si um telefone celular que estava sobre a mesa. O delegado tinha total confiança em Maria, tanto que muitas vezes deixava bens públicos e privados sob seus cuidados. O bem subtraído foi avaliado em R$ 3.000.

Nessa situação hipotética, Maria responderá por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Maria responderá por furto qualificado por abuso de confiança.

O furto qualificado por abuso de confiança está previsto no artigo 155, § 4º, II do Código Penal Brasileiro. Ele ocorre quando o agente comete o furto se aproveitando da confiança que lhe é depositada em razão de ter a posse ou detenção do bem.

No caso apresentado, Maria se aproveitou da confiança que o delegado tinha nela para subtrair o telefone celular, caracterizando assim o furto qualificado por abuso de confiança.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.