Diferentes técnicas, cada uma com seus objetivos e características, são utilizadas no desenvolvimento de software e na área de IHC para a modelagem das tarefas ou atividades que os usuários realizam. Com relação a essas técnicas, é INCORR ETO afirmar que
✂️ a) o planejamento do XP (Extreme Programming) começa com a escrita de histórias de usuários, que são usadas para estimativa do esforço necessário para o desenvolvimento de cada módulo do sistema que contempla essas histórias. ✂️ b) os casos de uso podem ser usados como ponto de partida para a especificação de testes de aceitação, para o cálculo do tamanho funcional do produto e para escrita dos procedimentos da documentação do usuário. ✂️ c) os GOMS (Goals, Operators, Methods, and Selection rules) englobam um conjunto de modelos propostos principalmente para analisar tarefas que são novidades para os usuários, em que estão resolvendo problemas e tentando identificar o que precisam fazer em seguida. ✂️ d) os roteiros ou cenários (de scenario, em inglês, conforme proposto por Rosson e Carrol no livro: Scenario-based Development of Human computer Interaction) descrevem o comportamento e as experiências dos atores, podendo ser utilizados com diferentes objetivos, como: descrever uma história em um domínio de atividade, visando capturar requisitos e auxiliar no entendimento da atividade; levantar questões sobre a introdução de tecnologia; e para explorar diferentes soluções de design.