Questões Português

O trecho assinalado na passagem – O problema são aq...

Responda: O trecho assinalado na passagem – O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para ...


1Q676111 | Português, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Texto associado.
A inveja

    Todo mundo conhece os sete pecados capitais e, por séculos, muita gente viveu sob o pêndulo da censura e da condenação moral por eventual cometimento de um desses pecados. Hoje em dia, quase ninguém mais dá tanta importância a eles, que mais parecem uma herança esquecida no passado medieval. Mas, ainda assim, um dos sete pecados encontra-se presente em quase todos nós; em uns mais, em outros menos: a inveja.
    Melanie Klein, uma das figuras centrais da história da psicanálise, realizou estudos sobre esse assunto e concluiu que a inveja é um sentimento negativo que o ser humano começa a desenvolver desde os primeiros tempos da infância e que, como regra geral, acompanha a pessoa por toda a vida. Ninguém gosta de admitir, mas todos nós, em algum momento, sentimos inveja de alguém, por uma razão ou outra. Segundo os especialistas, isso é natural.
    O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades. São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros. Como não conseguem tomar para si as coisas ou qualidades dos outros, passam a desejar a destruição daquilo que tanto admiram. Daí a negatividade da inveja.
    Entre os inúmeros ditados que falam sobre a inveja, há um bem interessante: “Não grite a sua felicidade, pois a inveja tem sono leve”.
(João Francisco Neto. Diário da Região, 19.10.2019. Adaptado)

O trecho assinalado na passagem – O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades. – expressa, na relação com o contexto, o sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) causa.

O trecho destacado "de tão invejosas" indica a razão pela qual as pessoas acabam ficando cegas para suas próprias potencialidades. Ou seja, a inveja é a causa desse comportamento.

A expressão "de tão" funciona como uma locução causal, explicando o motivo ou a causa do que foi afirmado na oração principal.

Não se trata de concessão, pois não há uma ideia de contraste ou oposição, nem de comparação, que envolveria uma relação de semelhança. Também não é conclusão, pois não há uma consequência lógica apresentada, nem condição, que indicaria uma hipótese.

Portanto, a relação expressa é de causa, justificando o gabarito oficial e a resposta mais marcada pelos candidatos.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) causa.

O trecho destacado "de tão invejosas" indica a razão pela qual as pessoas acabam ficando cegas para suas próprias potencialidades. Ou seja, a inveja é a causa desse comportamento.

A conjunção ou expressão "de tão" funciona como uma locução causal, explicando o motivo ou a causa do que vem a seguir.

Não se trata de concessão, pois não há uma ideia de contraste ou oposição, que seria o caso de "embora" ou "apesar de".

Também não é comparação, pois não há uma relação de semelhança entre elementos.

Conclusão indicaria uma consequência lógica, geralmente introduzida por expressões como "portanto" ou "logo".

Condição envolveria uma hipótese, algo que depende de uma condição para acontecer, o que não é o caso aqui.

Portanto, a função sintática e semântica do trecho é indicar a causa do problema mencionado.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.