Questões Português

Responda:


1Q676479 | Português, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

    TEXTO II

                                    Como se livrar da culpa


Vivemos numa sociedade que cobra perfeição na vida pessoal e profissional, e as pessoas se sentem cada vez mais exigidas.


Destrinchar as fontes de culpa tem sido um desafio dos especialistas em comportamento. Aprender a lidar com elas seria o próximo passo. Todo método que pretende ajudar a encarar as manifestações do sentimento parte de sua origem. De maneira geral, a semente está no desejo da perfeição – física, profissional, pessoal ou espiritual –, que, por ser inatingível, leva à frustração, mas no processo nos força a ultrapassar nossos limites. São muitos os exemplos que mostram quão distantes estamos de abandonar metas impossíveis. O aumento de casos da chamada síndrome burnout, uma espécie de esgotamento intelectual e físico, é um deles. Embora não haja estatísticas consolidadas sobre o tema, sabe-se que entre 1998 e 2008 o número de trabalhos acadêmicos sobre o assunto subiu de 231 para 390, segundo a TransInsight, entidade que cataloga documentos científicos. E nos consultórios também cresceu a procura por tratamento. “Não é só o diagnóstico que ficou mais fácil, o número de casos também vem aumentando”, explica Duílio Camargo, da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

[…] As vítimas do burnout geralmente chegam ao médico submersas em responsabilidades e metas impossíveis. Insônia, dores de cabeça crônicas e distúrbios gastrointestinais são alguns dos sintomas. “Embora o diagnóstico surja à luz do esgotamento profissional, é muito comum identificar o stress generalizado em quem sofre do mal”, afirma Camargo. Faz sentido, visto que os sintomas afetam a vida como um todo. “O mundo moderno exige super-homens e supermulheres”, diz ele. E superespécimes humanos. […]


Disponível em:<https://istoe.com.br/69692_COMO+SE+LIVRAR+DA+ CULPA+ PARTE+1/>  . Acesso em: 15 Jan. 2020. 

Assinale a alternativa em que o uso da vírgula NÃO é obrigatório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Na alternativa a), a vírgula antes do 'e' não é obrigatória porque liga duas orações coordenadas sindéticas com sujeito comum e verbo diferente, mas a vírgula pode ser facultativa quando a conjunção 'e' liga orações com sujeitos diferentes e não há necessidade de pausa para clareza. No entanto, neste caso, a vírgula é facultativa, não obrigatória.

Na alternativa b), a vírgula é obrigatória para separar os elementos de uma enumeração: 'Insônia, dores de cabeça crônicas e distúrbios gastrointestinais'.

Na alternativa c), a vírgula é obrigatória para separar a oração principal da oração subordinada explicativa iniciada por 'visto que'.

Na alternativa d), a vírgula é obrigatória para separar a fala do narrador: '“O mundo moderno exige super-homens e supermulheres”, diz ele.'

Na alternativa e), a vírgula é obrigatória para separar a oração subordinada adverbial concessiva 'Embora o diagnóstico surja à luz do esgotamento profissional' da oração principal.

Portanto, a única alternativa em que o uso da vírgula não é obrigatório é a alternativa a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.