A janela de oportunidade é uma metáfora que descreve o período de tempo em que uma empresa pode,
de fato, entrar em um novo mercado. Quando o mercado para um novo produto está estabelecido,
a janela de oportunidade se abre e novas empresas entram. Em determinado ponto, o mercado fica
maduro e a janela de oportunidade se fecha.
FERREIRA, M. F. et al. Ser empreendedor: pensar, criar e moldar a nova empresa. São Paulo: Saraiva, 2010 (adaptado).
A partir da leitura do texto, na fase de planejamento de um novo negócio, um empreendedor precisa
identificar janelas de oportunidade com base em
✂️ a) fontes oficiais e qualificadas, como juntas comerciais e institutos públicos, a fim de se verificar de
forma minuciosa e específica as tendências de determinado negócio. ✂️ b) informações que levem em conta a evolução de determinado mercado e potencial de crescimento,
em uma perspectiva ampla. ✂️ c) sua intuição de empreendedor, que, considerando sua propensão ao risco, busca taxas de
retorno mais altas. ✂️ d) pesquisas com critérios estatisticamente válidos, que permitam projetar o fluxo de caixa do
novo negócio. ✂️ e) recursos financeiros disponíveis, sejam eles próprios ou de terceiros, para uma rápida entrada
no mercado.