Questões Português

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita do seguinte trech...

Responda: Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita do seguinte trecho do texto: “A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando. Lemos a notícia e postergamos...


1Q689710 | Português, Técnico Judiciário, TJ PR, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
    Texto
    O astrônomo lê o céu, lê a epopeia das estrelas. Ora,
direis, ouvir e ler estrelas. Que histórias sublimes, suculentas,
na Via Láctea. O físico lê o caos. Que epopeias o geógrafo lê
nas camadas acumuladas em um simples terreno. Um desfile de
Carnaval, por exemplo, é um texto. Por isso se fala de
“samba-enredo”: a disposição das alas, as fantasias, a bateria,
a comissão de frente são formas narrativas.
    Uma partida de futebol é uma forma narrativa. Saber
ler uma partida — esse é o mérito do locutor esportivo, na
verdade, um leitor esportivo. Ele, como o técnico, vê
coisas no texto em jogo que, só depois de lidas por ele, por nós
são percebidas. Ler, então, é um jogo, uma disputa, uma
conquista de significados.
    Estamos com vários problemas de leitura hoje.
Construímos aparelhos aprimoradíssimos que sabem ler.
Leem-nos, às vezes, melhor que nós mesmos. Vi na fazenda de
um amigo aparelhos eletrônicos que, ao tirarem leite da vaca,
são capazes de ler tudo sobre a qualidade do leite, da vaca, e
até (imagino) ler o pensamento de quem está assistindo à cena.
Aparelhos complexos leem o mundo e nos dão recados. A
natureza está dizendo que a água, além de infecta, está
acabando. Lemos a notícia e postergamos a tragédia para
nossos netos. É preciso ler, interpretar e fazer alguma coisa
com a interpretação.
Affonso Romano de Sant’Anna. Ler o mundo.
São Paulo: Global, 2011, p. 8-9 (com adaptações).
Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita do seguinte trecho do texto: “A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando. Lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos.” (R. 20 a  23). Assinale a opção em que a proposta apresentada preserva os sentidos do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A alternativa a) é a que melhor preserva os sentidos do texto original. No trecho original, temos duas informações: a natureza está dizendo que a água está infecta e acabando; e que, apesar de lermos essa notícia, postergamos a tragédia para nossos netos. Essas duas ideias são apresentadas de forma coordenada, sem indicar causa, consequência, condição ou alternativa.

Na alternativa a), o uso da conjunção 'mas' mantém a oposição entre as duas ideias, preservando o sentido original de contraste entre o que a natureza diz e a atitude humana. Isso está de acordo com o texto original, que sugere um contraste entre o alerta da natureza e a ação (ou inação) humana.

Nas outras alternativas, as conjunções indicam relações diferentes: 'porque' (causa), 'se' (condição), 'logo' (consequência) e 'ou' (alternativa), que alteram o sentido original do texto, criando relações que não estavam explícitas no trecho original.

Portanto, a alternativa a) é a única que mantém a coerência e o sentido do texto original, justificando o gabarito oficial e a preferência dos candidatos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.