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Responda: De acordo com o texto, o funk possui uma conotação de Marselhesa para os jovens das classes C, D e E porque reafirma a identidade deles ao


1Q691215 | Português, Cadete da Aeronáutica, EPCAR, Aeronáutica, 2019

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TEXTO II
A Marselhesa do subúrbio
Sérgio Martins
Tchudum, tchá, tchá, tchá, tchá, tchudum, tchá, tchá, tchá, tchá, tchudum São 2 horas da manhã numa casa noturna de São Paulo e os frequentadores estão dançando uma batida eletrônica repetitiva. Dali a 5 uma hora e meia, MC Guimê, o principal nome do funk ostentação, fará seu show, acompanhado de um DJ e de duas dançarinas, e com a participação especial do rapper Emicida. /.../ Encontram-se ali jovens de bairros suburbanos – os meninos com correntes douradas, as 10 meninas com saia bem curtinha, e todos com roupas de grife – e também os chamados “playboys”. Quando Guimê finalmente sobe ao palco, a temperatura da casa parece subir. Por quarenta minutos, ele intercala canções de seu repertório com sucessos de outros 15 funkeiros, canta o rap do quarteto Racionais MC’s e cita o Salmo 23 (“O senhor é meu pastor / Nada me faltará”). Nada falta mesmo: suas letras carregam uma tal profusão de marcas – carros, roupas, perfumes, bebidas – que até se poderia suspeitar de vultosos contratos de 20 merchandising. Não é o caso. Para Guimê, natural da periferia de Osasco, cidade da Grande São Paulo, falar desses objetos de consumo – e, acima de tudo, adquiri-los – é uma aspiração realizada, uma senha para a entrada na sociedade. O público não só entende como 25 compartilha o sonho de Guimê: muitos fãs, no meio da dança, erguem garrafas de uísque escocês como se fossem troféus. Festas e shows assim se repetem por outras cidades e clubes. Como tantos gêneros musicais que vieram das áreas urbanas mais pobres, o funk já 30 conquistou parte da classe média. Mas é sobretudo entre a garotada da periferia que ele tem a ressonância de uma Marselhesa: um hino de cidadania e identidade para os jovens das classes C, D e E. /.../

(Revista Veja, 29 de janeiro de 2014, p. 73 e 74)
De acordo com o texto, o funk possui uma conotação de Marselhesa para os jovens das classes C, D e E porque reafirma a identidade deles ao
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) O funk é descrito no texto como uma espécie de Marselhesa para os jovens das classes C, D e E, ou seja, uma música que funciona como um hino de identidade e resistência. Isso significa que o funk reafirma a identidade desses jovens ao criar um sentimento de pertencimento a um grupo social específico.

Essa função de pertencimento é fundamental para a construção da identidade coletiva, especialmente para grupos que muitas vezes são marginalizados ou excluídos socialmente. O funk, portanto, não apenas eleva a autoestima, mas principalmente fortalece a sensação de estar inserido em uma comunidade com valores e experiências comuns.

A alternativa a) fala em elevar a autoestima, que é um efeito possível, mas não o foco principal da conotação de Marselhesa. A alternativa b) menciona status de consumidores, o que não é enfatizado no texto. A alternativa d) fala em liberdade, que pode ser um tema do funk, mas não é a razão pela qual ele reafirma a identidade. Por isso, a alternativa c) é a correta.
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