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A respeito da progressão temática do poema de Álvaro de Campos, é incorreto afirmar: 

Responda: A respeito da progressão temática do poema de Álvaro de Campos, é incorreto afirmar: 


1Q700321 | Português, Administrador Administração de Empresas, ARISB MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
Leia o poema a seguir.
“Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas).”
(Álvaro de Campos) Disponível em:<https://www.revistaprosaversoearte.com/todas-as-cartas-de-amor-saoridiculas-alvaro-de-campos-fernando-pessoa/>. Acesso em: 12 jul. 2019.
A respeito da progressão temática do poema de Álvaro de Campos, é incorreto afirmar: 
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

A questão trata da progressão temática no poema de Álvaro de Campos, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, conhecido por sua abordagem crítica e irônica sobre temas como o amor.

A alternativa a) está correta porque o poema realmente aborda o amor com humor e desmistifica a visão tradicional, mostrando os aspectos ridículos do encantamento amoroso.

A alternativa b) também está correta, pois a progressão temática ocorre justamente pela repetição do adjetivo "ridículas" aplicado às várias fases do amor, desde a paixão até o desencantamento.

A alternativa c) é incorreta porque a repetição do adjetivo "ridículas" é um recurso estilístico fundamental para a coerência e o desenvolvimento da progressão temática. Substituí-lo por sinônimos quebraria essa repetição e enfraqueceria o efeito do poema.

A alternativa d) está correta, pois o trecho citado mostra uma crítica do eu lírico àqueles que nunca se entregaram ao amor, considerando-os ridículos, o que reforça a ironia do poema.

Portanto, a única afirmativa incorreta é a c), que sugere uma substituição que prejudicaria o poema.
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