Em diversos contextos institucionais, a perspectiva de construção de um saber inte...
Responda: Em diversos contextos institucionais, a perspectiva de construção de um saber interdisciplinar tem se mostrado imprescindívelI. na construção de um laudo psicossocial, quando psicól...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A interdisciplinaridade refere-se à integração e articulação de diferentes saberes para a construção de um conhecimento comum, visando soluções mais completas e eficazes para problemas complexos.
No item I, a construção de um laudo psicossocial por psicólogo e assistente social, com discussão conjunta e consenso, é um exemplo claro de interdisciplinaridade, pois envolve a integração dos saberes dessas duas áreas para um resultado comum.
No item II, a atuação em equipes de saúde para elaboração de um plano terapêutico que reúna diferentes profissionais e seus conhecimentos também é um exemplo clássico de interdisciplinaridade, pois há a colaboração e integração dos saberes para o benefício do paciente.
Já o item III fala sobre reuniões em que profissionais de diferentes áreas discutem, mas demarcam as fronteiras dos seus saberes, ou seja, mantêm os conhecimentos separados, sem integração efetiva. Isso caracteriza mais a multidisciplinaridade, onde os saberes coexistem, mas não se articulam para a construção conjunta do conhecimento.
Portanto, apenas os itens I e II representam a interdisciplinaridade propriamente dita, enquanto o III não. Isso confirma que a alternativa correta é a letra d.
Fazendo uma segunda análise, a distinção entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade é fundamental. A interdisciplinaridade pressupõe diálogo e integração, enquanto a multidisciplinaridade pode ser apenas a reunião de saberes distintos sem integração. O item III descreve claramente a demarcação das fronteiras, o que não caracteriza interdisciplinaridade.
Assim, a resposta correta permanece a letra d.
A interdisciplinaridade refere-se à integração e articulação de diferentes saberes para a construção de um conhecimento comum, visando soluções mais completas e eficazes para problemas complexos.
No item I, a construção de um laudo psicossocial por psicólogo e assistente social, com discussão conjunta e consenso, é um exemplo claro de interdisciplinaridade, pois envolve a integração dos saberes dessas duas áreas para um resultado comum.
No item II, a atuação em equipes de saúde para elaboração de um plano terapêutico que reúna diferentes profissionais e seus conhecimentos também é um exemplo clássico de interdisciplinaridade, pois há a colaboração e integração dos saberes para o benefício do paciente.
Já o item III fala sobre reuniões em que profissionais de diferentes áreas discutem, mas demarcam as fronteiras dos seus saberes, ou seja, mantêm os conhecimentos separados, sem integração efetiva. Isso caracteriza mais a multidisciplinaridade, onde os saberes coexistem, mas não se articulam para a construção conjunta do conhecimento.
Portanto, apenas os itens I e II representam a interdisciplinaridade propriamente dita, enquanto o III não. Isso confirma que a alternativa correta é a letra d.
Fazendo uma segunda análise, a distinção entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade é fundamental. A interdisciplinaridade pressupõe diálogo e integração, enquanto a multidisciplinaridade pode ser apenas a reunião de saberes distintos sem integração. O item III descreve claramente a demarcação das fronteiras, o que não caracteriza interdisciplinaridade.
Assim, a resposta correta permanece a letra d.
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