Segundo C. Argyris (1968), a competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais de acordo com três critérios:
✂️ a) habilidade de relatar comportamentos observáveis, de lidar com as questões sem julgar; análise acurada do estilo de relacionamento interpessoal de seu interlocutor; abordagem pessoal flexível e adaptada ao interlocutor de forma a não gerar conflitos desnecessários.
✂️ b) percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação; habilidade de resolver realmente os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões; solução alcançada de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas.
✂️ c) manutenção do foco no resultado esperado pela organização, e em suas estratégias de negócio; habilidade para relacionar-se de forma impessoal, de tal modo que os sentimentos e afetos fiquem resguardados; solução alcançada de tal forma que facilite o posicionamento positivo da empresa no mercado de atuação.
✂️ d) habilidade para identificar e verbalizar sentimentos, de lidar com questões pessoais que possam interferir no trabalho; capacidade de fazer uso de figuras de linguagem e analogias para expressar suas opiniões, fazendo-se compreender pela emoção; posicionamento que libere tensões e alcance um relacionamento de efetiva intimidade e parceria entre as pessoas, tanto pessoal como profissionalmente.
✂️ e) capacidade de enunciar a ideia de seu interlocutor, utilizando vocabulário usual e oferecendo exemplos do cotidiano; capacidade de oferecer feedback positivo e negativo de forma justa e pontual, oferecendo oportunidade para que seu interlocutor discorde; solução alcançada por meio de um debate profundo e democrático.